Governo monitora situação dos rios no estado

A governadora em exercício Nazareth Araújo realizou reunião na manhã desta sexta-feira, 12, com membros do governo do Estado, prefeitura de Rio Branco, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para tratar do monitoramento dos rios acreanos e também do Madeira, em Rondônia.

Órgãos do governo do Estado e prefeitura de Rio Branco já realizam ações caso haja o transbordamento do Rio Acre (Foto: Val Fernandes/Secom)

A maior preocupação atualmente é com o Rio Acre em Rio Branco. Ao meio-dia desta sexta, o manancial chegou a marca de 13,28 metros, aproximando-se da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Segundo a prefeitura de Rio Branco, há chances de que o nível atinja a cota de transbordamento ainda neste fim de semana, muito por conta do represamento natural do Riozinho do Rola, seu principal afluente.

Tanto prefeitura como governo do Estado já têm organizadas as instalações para atender desabrigados no Parque de Exposições. A ida de órgãos municipais, estaduais e de segurança para dentro do abrigo também já está sendo articulada.

Só entre os dias 13 de dezembro e 12 de janeiro, a região das principais bacias hidrográficas do Acre receberam 400 milímetros de chuva, segundo o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC). A expectativa para os próximos dias também é grande, com chuvas que podem ultrapassar os 100 milímetros.

Ainda assim, o Rio Acre em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri tem dado sinais de vazante. Em Brasileia, o Corpo de Bombeiros também já prepara a limpeza dos balseiros para que eles não se acumulem nas colunas da ponte que liga a Epitaciolândia.

No Juruá, o nível dos rios ainda segue sem maiores preocupações.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter