A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 11,o projeto de lei do senador Tião Viana (PT-AC) que reduz para apenas uma hora a diferença do fuso horário do Acre e de seis municípios do Amazonas (Atalaia do Norte, Boca do Acre, Benjamin Constant, Eirunepe, Envira e Ipixuna) em relação ao fuso de Brasília, capital federal.
Para se tornar lei, o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados retorna agora para nova apreciação no Senado porque foi modificado pelos deputados. A mudança ocorreu porque o relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Moreira Mendes (PPS-RO), incluiu projeto de lei originário na Câmara que incluiu a parte ocidental do Pará para o mesmo horário de Brasília. No Senado, o projeto de Tião Viana passará por duas comissões técnicas antes de ser discutido e aprovado em definitivo pelo Congresso Nacional, seguindo depois para a sanção presidencial.
O projeto de Tião Viana muda o fuso horário acreano para reduzir os prejuízos, os contratempos e os desconfortos que o povo acreano sofre há muitos anos com um fuso horário tão díspare em relação ao Centro-Sul do país, situação que se complica ainda mais durante a vigência do horário de verão.
No horário de verão, a diferença do horário do Acre sobe para três horas em relação ao horário de Brasília e dos estados das regiões Centro-Sul, Sul e Centro-Oeste. Com a mudança, o horário do estado e dos municípios amazonenses de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira e Ipixuna vão passar a ser o mesmo dos demais estados da região Norte, com uma hora a menos em relação ao horário das demais regiões do país.
Fonte: A Tribuna