O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/Acre), deu início na manhã desta quarta-feira, 13, à operação “Boas Festas”, que durante toda semana estará desenvolvendo ações de fiscalização e orientação com os comerciantes, especialmente na área central de Rio Branco.
As ações consistem em inspeções educativas com os camelôs e lojistas, além de orientar os consumidores que ali transitam, com o intuito de prevenir práticas infratoras legistas e vendedores, para evitar que os consumidores tenham qualquer tipo de problema na hora das compras de Natal.
“Estamos com uma equipe do Procon, realizando um trabalho educativo com os consumidores e também fornecedores do mercado informal, pois essa é uma novidade que o órgão trás esse ano alcançando essa categoria. Somente nesse primeiro dia, foram fiscalizados cerca de 40 boxes do calçadão do Terminal Urbano”, destaca o diretor do Procon/Acre, Diego Rodrigues.
Rodrigues ressalta ainda que na próxima semana, os fiscais do Procon irão percorrer todos os segmentos comerciais da cidade, já com ações mais efetivas de fiscalização autuando as lojas e comércios que estiverem em desacordo com os órgãos de defesa do consumidor.
Sabendo da importância de conhecer seus direitos, a dona de casa, Francisca Almerinda, acredita que esse tipo de ação é fundamental para oferecer orientações ao consumidor, também aos comerciantes.
“Nós temos direitos que desconhecemos. A orientação de um fiscal do Procon faz com que tenhamos cuidados na hora da compra de produtos e que procedimentos tomar, caso esse produto estiver com defeitos”, pontuou.