Gestores e jovens que atuam em programas voltados à prevenção e combate ao uso de drogas e álcool de todo o Brasil participaram, nos dias 22 e 23, em Brasília, de encontro promovido pelo Ministério da Saúde (MS) para a elaboração de material didático voltado ao público jovem.
Representando o Acre estiveram gestores da divisão de Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e uma multiplicadora do programa “Se Liga Aí” de Manoel Urbano, Luziete Castro.
“Foram dias de muito diálogo para a construção desse material que deve tratar de temas como saúde sexual e reprodutiva, drogas, uso abusivo de álcool e gravidez na adolescência, entre outros temas relevantes. O bom disso é que são jovens falando para jovens. Certamente teremos bons resultados para melhorar ainda mais o que já vem sendo desenvolvido em nosso estado”, disse Luziete.
Para o coordenador do projeto, Antônio Neto, a participação do estado no encontro reflete o sucesso alcançado pelo “Se Liga Aí” desde sua implantação.
“O convite partiu do MS para que os jovens multiplicadores sejam ativos nas discussões sobre a política de saúde para os adolescentes. O material criado a partir dessa vivência será distribuído para todo o país. Estamos avançando no combate ao uso de drogas e álcool entre os jovens do nosso estado e muito mais ainda será feito”, comemorou.
O projeto “Se Liga Aí” é desenvolvido pela Sesacre, por meio da divisão de Saúde do Adolescente, e pelo Gabinete da Vice-Governadora, e já alcançou Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Brasileia, Xapuri, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, além da capital Rio Branco. O programa capacita jovens multiplicadores que atuam ajudando outros jovens.