Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 13, o decreto que convoca a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde (CNVS). Prevista para os dias 19 e 20 de outubro, a conferência tem o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade.
A realização é do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e do Conselho Estadual de Saúde.
O objetivo da conferência é debater a integração dos programas de vigilância em saúde, como epidemiológicas, sanitárias, ambiental e dos laboratórios de saúde pública.
O resultado da conferência estadual será apresentado na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde que ocorre nos dias 21 e 24 de novembro em Brasília.
Rossana Freitas, que é presidente do Conselho Estadual de Saúde, destacou a importância da realização do evento.
“Teremos a primeira conferência nesses moldes no Acre. Isso, com certeza, será de suma importância na construção de uma Política de Vigilância em Saúde. É um meio que a gestão tem de ouvir a população de forma ampla e organizada e como forma de expressar e contribuir com sugestões à saúde estadual”, destaca.
Para garantir a representatividade de todo o estado, antes da etapa estadual serão realizadas as conferências municipais nos 22 municípios acreanos.
“Já estamos nos reunindo, planejando e preparando as equipes que irão fazer a mobilização no interior, para que tenhamos a efetiva participação de todos os setores da sociedade em todo o Acre”, destaca Moisés Viana, gerente de Vigilância em Saúde da Sesacre.