Buscando fomentar a leitura e a escrita nos espaços públicos do Acre, foi lançado em Rio Branco, o projeto Literamundo: Tecendo Letras. A iniciativa é uma ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), e da Academia Juvenil Acreana de Letras (Ajal).
O lançamento foi realizado no Via Verde Shopping no último fim de semana. Durante a solenidade, houve apresentações artísticas, exposição de livros, recital de poesias, exibição de filmes, contação de histórias e sessão de autógrafos.
A estudante Raissa Castelo Branco expôs seu livro “Primeiros Passos” e ressalta a satisfação de participar da criação de um projeto que incentiva o hábito da leitura. “Ainda estou no ensino médio e já lancei um livro. Esse projeto vai possibilitar que outros acreanos façam o mesmo, porque quem lê sente a necessidade de escrever, e isso é fantástico”, disse.
O Programa
Literamundo é um programa que vai ajudar as escolas e espaços públicos a criar clubes de literaturas para incentivar o hábito de ler e escrever. Além disso, visa proporcionar realização de eventos literários e a inserção da juventude em outras formas de expressão artística, como teatro e música.
“A leitura nos torna seres humanos mais críticos. E um projeto como esse é fundamental para despertar o gosto pelos livros nas mais diferentes camadas sociais”, disse Jackson Viana, presidente da Ajal.
Apoio
Além da SEE e Ajal o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Via Verde Shopping, Assessoria da Juventude (Assejuv) e as fundações, Garibaldi Brasil (FGB) e Elias Mansour (FEM).
O cineasta Sérgio de Carvalho, da FGB, participou do lançamento do projeto com a exibição do curta-metragem: Awara Nane Putane – Uma história do cipó, dirigido por ele e que retrata o mito indígena do povo yawanawá sobre a origem do uso da ayahuasca.