O Dia do Doador, 27 de setembro, foi marcado por várias ações da Organização de Procura de Órgãos (OPO), que integra o Departamento da Central de Transplantes do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, de instituições governamentais e particulares.
A OPO realizou uma mobilização de conscientização e esclarecimento a respeito da doação de órgãos, no centro da cidade. A última atividade do Dia foi a passeata que percorreu o Parque da Maternidade até o Terminal Urbano. “É importante ampliar as parcerias com a Secretaria de Saúde e o governo do Estado para que possamos alcançar nosso objetivo, que é aumentar as notificações de potenciais doadores de órgãos”, explicou a médica Iris Siqueira.
Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro, bem como as Forças Armadas, declararam apoiar a conscientização sobre a doação de órgãos, por se tratar de assunto de extrema importância para a saúde da população.
Como exemplo de apoio direto em atividades voltadas para a saúde das pessoas, por meio do lema “Mão Amiga”, o Exército coordena Ações Cívico-Sociais, onde são realizados atendimentos médicos e odontológicos para a população mais carente e em locais onde não existe esse tipo de assistência.
Iniciativa Privada
Empresas privadas mostraram total apoio ao Dia do Doador, expondo, nas entradas das lojas, faixas que fizeram referência à data, além da entrega de panfletos informativos sobre a doação de órgãos, disponibilizados pela OPO.
O funcionário Francisco Wagner relatou que todos em sua família são doadores de órgãos. “Não estamos doando simplesmente órgãos, mas oportunidade de vida”, disse.
Do dia 23 ao dia 27, a OPO, em parcerias com instituições como Instituto Médico Legal (IML), Organização em Centrais de Atendimento (OCA) e Escola do Serviço Social da Indústria (SESI), ofereceu palestras sobre a doação de órgãos.