O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza, desde o dia 16 de setembro, um cadastramento online, destinado aos médicos com formação no exterior. Nesse período, já foram contabilizados 983 inscrições: 320 médicos formados, 169 médicos aguardando documentação, 111 médicos em internato e 383 estudantes de medicina.
O cadastro serve para que o governo do Acre, juntamente com a bancada de parlamentares, possa levar a relação com o nome dos profissionais ao Ministério da Saúde (MS), em Brasília, e solicitar a contratação, por meio do programa Mais Médicos, para que trabalhem no Acre.
Na próxima segunda-feira, 30, em Brasília haverá uma reunião com Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a coordenação do programa Mais Médicos, o governador Tião Viana, a secretaria de saúde, Suely Melo, e representantes das bancadas parlamentares estadual e federal.
“Esse encontro é para ouvirmos a resposta da solicitação que foi criada pelo governo do Acre e os parlamentares, para que esses profissionais possam ser inseridos no programa e trabalharem no estado. Os novos médicos irão ajudar na melhoria e no fortalecimento da qualidade da atenção básica, trazendo, assim, um alento para a sociedade acreana”, explicou Suely.
O cadastramento vai até o dia 16 de outubro. A ficha online para a inscrição de profissionais médicos formados, aguardando documentação, em internato e estudantes no exterior, pode ser preenchida no site da Sesacre (www.saude.ac.gov.br).