O Fomenta Juruá é um encontro regional onde micro e pequenas empresas têm a oportunidade de participar das compras governamentais. Está sendo realizado em Cruzeiro do Sul com o intuito de prestar orientações e realizar rodadas de negócios.
O evento, que teve início nessa quinta-feira, 26, é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com as prefeituras do Juruá, Secretaria de Desenvolvimento Florestal (Sedens), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN).
O gerente de políticas públicas do Sebrae, Francisco Bezerra, esclarece: “Nesse evento, colocamos em prática o capítulo cinco da lei complementar federal nº 123/2006, Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, em que os entes federados, prefeitura e estado devem dispensar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte”.
O Sebrae realiza também cursos gratuitos, com carga horária de 10 horas, cujos temas são compras governamentais e manipulação de alimentos. A analista técnica da instituição, Regina Loureiro, complementa: “Sabemos as dificuldades de interpretação da lei de licitações, contratos e compras no serviço público, por isso a metodologia do curso é para retorno imediato na prática”, disse.
“Na tarde de hoje será realizada uma rodada de negócios e a SEPN apresentará às empresas participantes os equipamentos e produtos com os quais trabalha, para que esteja clara sua dinâmica de licitar e executar”, explica o representante da SEPN, Neto Cavalcante.
O encontro segue até sexta-feira, 27, no Teatro José de Alencar.