Já passava das 13 horas embaixo da sombra das mangueiras quando o governador Tião Viana e a equipe de governo entregavam os quatro primeiros açudes para piscicultura, de um compromisso de 67 que serão construídos no Ramal Nabor Junior, em Senador Guiomard. Enquanto as autoridades discursavam, uma professora do ensino médio, da escolinha rural que atende a comunidade, fotografava tudo com o seu tablet – equipamento entregue pelo governo.
A cena reflete uma realidade na gestão estadual: as políticas públicas que se relacionam e contemplam as comunidades de diferentes formas. Os investimentos em piscicultura também são integrados. Pelo menos 16 mil famílias de pequenos produtores vão fornecer peixe para o complexo industrial, que por sua vez, vai vender ração e alevinos. O retorno é mais qualidade de vida para o trabalhador rural.
Alfredo Ferreira Rodrigues nunca criou peixes, mas decidiu separar uma área antes destinada ao gado para investir na grande aposta do Acre que é a piscicultura. Como pequeno produtor, ele ganhou do governo a construção de dois tanques e a expectativa é melhorar de vida. “Vai ser uma fonte de renda a mais na propriedade e agora nós vamos ser capacitados pra trabalhar com o peixe, que parece ter um futuro muito promissor aqui no estado”, comentou o produtor rural. Seu Alfredo é um dos produtores do Ramal Nabor Junior beneficiados pela política de piscicultura.
“O ramal Nabor Junior é um exemplo da intensidade e da febre da piscicultura que tomou conta do Acre. São 67 tanques que estão sendo feitos apenas aqui. É uma mudança enorme e que reflete a confiança e a certeza da comunidade na piscicultura. Já estamos com mais de 3,1 mil tanques comunitários feitos pelo governo. O proprietário aqui vai começar com pirapitinga, mas já quer criar surubim, tambaqui. É algo que não tem mais volta essa transformação do Acre como uma referência da piscicultura envolvendo as famílias e significando uma nova frente econômica”, disse o governador Tião Viana.
Os deputados estaduais Jamyl Asfury, que representou a presidência da Assembleia Legislativa, e Astério Moreira, líder do governo na Aleac, que são peças fundamentais para a aprovação dos projetos do Executivo, acompanharam a ação de governo. “O governo tem programas integrados, ações que se ligam umas às outras. A piscicultura é um exemplo. Não é apenas construir tanques para peixes, tem uma fábrica de ração e um laboratório de alevinos para dar suporte ao produtor, tem uma indústria que vai absorver essa produção. Estamos vivendo uma revolução econômica”, comentou Astério.
Para o prefeito de Senador Guiomard, André Maia, “a vinda do nosso governador aqui no ramal Nabor Junior é uma demonstração do compromisso dessa gestão com a produção rural. A piscicultura vai se desenvolver ainda mais e tenho certeza que o Quinari será um dos maiores produtores de peixe do Acre”, disse.
“Estes açudes darão uma oportunidade a mais para os produtores da região. Temos aqui próximo, cerca de 50 quilômetros, o nosso frigorífico onde a cooperativa será cadastrada para fornecer os produtos do ramal Nabor Junior. A criação de peixes faz parte de uma cadeia produtiva que tem o apoio do governo do estado. A meta é a construção de cinco mil açudes até o final do próximo ano e o envolvimento de 16 mil famílias nesta atividade”, acrescentou o secretário de Produção, Lourival Marques.
Galeria de Imagens