Gestores e coordenadoras das escolas rurais de Rio Branco, participaram durante toda a sexta-feira, 24, de uma oficina de apropriação dos resultados do Sistema Estadual de Avaliação de Aprendizagem Escolar (Seape) 2016, no Centro de Referência e Inovação para Educação (Crie). O curso foi promovido pela coordenação de Ensino Rural, da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) e teve a participação de 60 profissionais.
“Elaboramos essa formação para que os servidores conheçam melhor como funciona cada etapa do Seape e ao se apropriar desse conhecimento, possam melhorar os índices educacionais nas suas instituições”, explica Francisca Silva, assessora pedagógica da SEE.
Raimundo Nonato Farias, coordenador da escola Santo Antônio, localizada na BR 364, foi um dos presentes e conta como a formação vai ajudar no dia a dia da escola.
“Esse diálogo é fundamental, porque o sistema é complexo e muitas vezes não entendemos o motivo dos resultados. Aqui podemos tirar as dúvidas e ao mesmo tempo elaborar estratégias adaptadas às realidades de cada instituição”, diz.
Seape
O Sistema é uma avaliação realizada nas escolas acreanas para analisar a evolução da qualidade do sistema público de ensino que está sendo ofertado. Na prática, verifica anualmente o desempenho dos alunos da educação básica (nos 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, e ensino médio).