Socioeducadores concluem Curso de Ações Táticas

Socioeducadores são certificados pelo Centro de Integração e Estudo em Segurança Pública (Foto: Brenna Amâncio)

Socioeducadores são certificados pelo Centro de Integração e Estudo em Segurança Pública (Foto: Brenna Amâncio)

Nesta quarta-feira, 28, nove agentes socioeducativos receberam certificados de capacitação referentes ao Curso de Ações Táticas Especiais – Penitenciária (Catepen). A entrega foi realizada na quadra poliesportiva do Centro de Integração e Estudo em Segurança Pública (Ciesp), durante o pronunciamento do governador Tião Viana.

Foram dois motivos de comemoração para os socioeducadores. Além da capacitação, que visa fortalecer o trabalho desenvolvido no Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), esses profissionais, assim como todos os operadores de segurança pública do Estado, contarão com a equiparação, uma reivindicação da categoria.

O curso teve duração de 13 dias. Nesse período, os participantes receberam aulas de patrulhamento, como agir em situações de fuga, transporte de feridos, rapel, técnicas de algemamento, intervenção tática e instrução de armamento em tiro.

O treinamento foi instruído e elaborado pelos experientes agentes penitenciários Alessandro Rosas e Kelfren Carvalho. Uma parceria entre o ISE e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

De acordo com o instrutor Alessandro, o objetivo do curso é especializar e capacitar utilizando dos conhecimentos básicos na área de segurança. “Meses antes do curso, trabalhamos na elaboração dos projetos, e graças a Deus tudo deu certo, sem nenhum tipo de acidente”, comemora.

Governador fala aos operadores de segurança pública sobre a equiparação do Risco de Vida com a do coronel (Foto: Brenna Amâncio)

Governador fala aos operadores de segurança pública sobre a equiparação do Risco de Vida com a do coronel (Foto: Brenna Amâncio)

O presidente do ISE, Henrique Corinto, aponta os avanços no desempenho dos socioeducadores ao término de cada capacitação: “A equipe merece ser parabenizada pela performance dedicada aos cursos. Temos notado uma grande vontade de fazer diferente e melhor”.

O formando Iesse Tim é um dos socioeducadores mais experientes do ISE. Ele conta que faz parte da sua rotina cobrar mais qualificação para a categoria e se sente feliz ao ver que a preparação está cada vez mais frequente. “Isso significa um avanço para nós. Era uma reinvindicação nossa, e agora agradecemos ao nosso sindicato e ao ISE. O que aprendemos aqui irá facilitar o trabalho dentro das unidades”, disse.

Para o socioeducador José Augusto Oliveira, o principal desafio do profissional é saber lidar com situações de risco obtendo controle psicológico. “Creio que 50% da formação do agente socioeducativo é resultado do que ele consegue controlar na cabeça. O psicológico pode ser o nosso grande aliado ou nosso maior inimigo. Tanto dentro da unidade quanto fora dali, com a segurança da nossa família, precisamos estar preparados e não tomar atitudes impensadas”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter