O diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Felismar Mesquita, foi o entrevistado desta terça-feira, 27, do Programa Fala Secretário. Em pauta o abastecimento de água em Rio Branco. Mesquita falou sobre o monitoramento do nível dos rios, da conscientização sobre o consumo de água, entre outros assuntos.
“Afirmo hoje que a gente tem todo o suporte necessário pra captar e distribuir água em Rio Branco em quantidade suficiente pra manter o nosso sistema abastecido,” disse o diretor-presidente.
Sobre o nível dos rios acreanos, Felismar Mesquita esclareceu como é feito esse acompanhamento. “Do Juruá ao Abunã nós temos vários Postos de Coletas de Dados (PCD’s), são equipamentos que nos dão informações online, no sentido de acompanharmos o comportamento dos rios. O rio Acre, por exemplo, possui uma variação muito grande porque ele chega a 17m no inverno e hoje está com 2,01m no verão, podendo chegar até a 1,50m.”
Conscientização
A jornalista e apresentadora do Fala Secretário, Nilda Dantas, perguntou ao presidente do Depasa se existe algum programa de educação sobre consumo e desperdício de água.
“Nós temos um grupo que trabalha justamente com a conscientização e a educação ambiental com relação ao manejo residencial de água tratada. Essas pessoas se dirigem a escolas e casas. Nós estamos há um ano com esses agentes. Inicialmente começamos esse trabalho no 2º Distrito, onde eles estiveram indo de casa em casa distribuindo panfletos, conversando com as pessoas” ressaltou Felismar Mesquita.
O diretor-presidente do Depasa falou também que a população acreana cresce em uma razão de 10 mil habitantes por ano. Então são 10 mil novos clientes do sistema de abastecimento, coleta e tratamento de esgoto. “Se a gente não tiver essa consciência, daqui a pouco vai faltar água para parte da população e, consequentemente, um aumento das doenças que tem vetorização pela água. A gente faz o nosso dever de casa enquanto instituição, mas as comunidades também têm uma contrapartida se não utilizar de forma consciente, com certeza nós teremos problemas futuros.”
Planejamento
Em relação ao planejamento da ampliação dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário das cidades acreanas, Felismar esclareceu que existe um plano diretor de água e esgoto. Em Rio Branco, por exemplo, é feito um planejamento de 20 anos para expansão.
Interior do Acre
Sobre os investimentos aplicados nos 21 municípios do interior do estado, Felismar Mesquita destacou a construção de novas Estações de Tratamento de Água (ETA’s). “Estamos agora em um processo de ampliação de captação de água bruta e ETA’s. Estamos para inaugurar ETA’s em Brasileia e Epitaciolândia [que já está operando], em Assis Brasil foi melhorada a captação. Em Feijó nós já temos água 24 horas, em Sena Madureira assinamos a ordem de serviço para ampliar e melhorar a distribuição de água, que aliado ao Ruas do Povo leva rede de água, esgoto e pavimentação.”
Ruas do Povo
No momento, 18 municípios possuem obras em execução. O programa de pavimentação e saneamento do governo do Estado pretende concluir 3.813 ruas nos 22 municípios acreanos até dezembro de 2014. “Nós estamos garantindo esse direito constitucional de ir e vir das pessoas através do Ruas do Povo. É o programa de maior inclusão social que existe hoje no estado. Se não chegou, pode ter certeza ainda irá chegar,” concluiu o diretor-presidente do Depasa, Felismar Mesquita.