Ouvir, sentir e ver de perto. O Show de Calouros comemorou no último sábado, 24, o aniversário de 69 anos da Rádio Difusora Acreana – fundada em 25 de agosto de 1944 -, com a exibição de reportagens especiais e um bate-papo com profissionais da casa. Assim, o público conheceu alguns dos grandes nomes que fizeram ou ainda constroem a história da emissora, como os radialistas Nilda Dantas e J. Menezes.
O veterano Geremias do Teclado apresentou a canção “O Amanhecer na Floresta” e deixou um recado especial para a aniversariante do mês. “Eu nasci e me criei no seringal ouvindo a Difusora Acreana. Quero deixar os meus parabéns”, afirmou.
Reações parecidas chegavam a todo momento pelo telefone. “Sou ouvinte da rádio desde pequenininho e hoje já tenho 58 anos. Quero parabenizar, principalmente, o senhor. Meus parabéns!”, disse o ouvinte Francisco Gomes Ferreira, do bairro Estação Experimental, referindo-se ao apresentador Altemir Passos, que respondeu com um generoso sorriso: “Muito obrigado pelo carinho! É a distância encurtada pelo milagre da tecnologia”.
Além de conversar sobre carreira e a relação com a “Voz das Selvas”, os radialistas Nilda Dantas e J. Menezes ainda exercitaram, ao vivo, outra grande paixão: o canto. “É uma grande alegria saber que essa ‘criança’ chegou aos 69 anos de idade. A Difusora é uma escola e, sem dúvida alguma, vem fazendo história, descobrindo e exportando artistas”, declararam.
Tanta alegria motivou até mesmo Carlinhos Bahia a soltar a voz. E foram duas vezes – ao lado de Jé Jarina, personagem da cultura popular acreana interpretado por César Farias, participou da música “Manim, Manim”, e depois atacou de Raul Seixas em “Disco Voador”.
Calouros
Criado pelo governo do Estado, com execução da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), o programa está com inscrições abertas de segunda a quinta-feira, em horário comercial, na Escola de Música do Acre (Emac), na TV Aldeia e na Rádio Difusora, que, inclusive, transmitem a atração aos sábados, das 14 às 17 horas, com reprise às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 19 horas. A ação ainda conta com o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB).