“É emocionante ver o que está sendo feito aqui”, disse o governador Tião Viana, ao assinar na manhã desta quinta-feira, 22, a ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que funcionará dentro da Cidade do Povo. A solenidade foi realizada no próprio canteiro de obras do bairro planejado. A obra está orçada em R$ 3.663.404,23 e tem prazo de execução de oito meses, mas deve ser entregue até o Natal, junto com as primeiras casas do programa habitacional.
Antes de tomar a palavra, Tião Viana fez questão de reunir junto ao dispositivo de autoridades muitos dos operários que estão trabalhando na Cidade do Povo e lhes prestar uma justa homenagem. “São vocês que estão erguendo esse projeto que vai ajudar a salvar a vida de muitas pessoas. Eu quero agradecer pelo trabalho de vocês”, disse.
O governador prosseguiu: “Não é apenas uma UPA. Serão quatro novas no Acre. E esta aqui na Cidade do Povo é parte da etapa da nova cadeia de desenvolvimento do Acre, feita com recursos próprios. Temos 20 Estados no país hoje cortando custos e demitindo pessoas, e aqui temos orgulho de estarmos fazendo o contrário”.
A UPA da Cidade do Povo não atenderá apenas as 55 mil pessoas que devem se instalar nas mais de 10 mil casas que serão construídas no local, mas também de sete bairros adjacentes, totalizando uma população de cerca de 70 mil pessoas. Ela será dedicada a casos agudos, reforçará o trabalho em conjunto com a UPA do Segundo Distrito e funcionará com dois médicos 24 horas por dia.
Avanços e conquistas
“A UPA da Cidade do Povo é uma prioridade para o nosso governo. Temos projetos incríveis ainda, como o novo hospital de traumatologia, a expansão e verticalização do pronto-socorro e mais 10 leitos de UTI”, detalhou a secretária de Saúde Suely Melo.
Para o vice-governador César Messias, que cuida direto dos assuntos relacionados à Cidade do Povo, “aqui estão sendo construídas não só mais de 10 mil casas. É uma cidade. É um desafio, e estamos completamente dedicados a ele. E essas obras vão sair até o fim deste governo”.
Toda uma infraestrutura de serviços públicos será construída dentro da Cidade do Povo. “Quando o projeto foi criado, já tínhamos noção de que todos os serviços essenciais teriam que vir aqui para dentro da Cidade do Povo, para não haver excedentes fora dela”, conta Leonardo Neder, secretário de Obras Públicas. Entre as outras obras previstas, estão 21 escolas, quatro creches e uma escola técnica de educação profissional.
Saúde na Cidade do Povo
Os investimentos que envolvem a área da saúde são: construção de Unidade de Pronto Atendimento (UPA), postos de saúde, base para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e contratação de recursos humanos e manutenção de insumos.
O governo do Estado, em parceria com o município de Rio Branco, está levantando as necessidades da população que vai morar no novo bairro. Serão oferecidas, também, unidades de saúde para atender os casos de doenças mais comuns da região. O trabalho dos profissionais de saúde da atenção básica é garantir o atendimento primário, atuando na área de prevenção de doenças e promoção à saúde da população.
A atenção básica é a porta de entrada aos serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nas unidades básicas de saúde serão atendidas as pessoas que necessitarem de atendimentos de casos não emergentes ou urgentes, como consultas médicas, odontológicas, nutricionais, psicológicas e serviços de imunização.
O Samu realizará os atendimentos de urgência e emergência, em qualquer lugar, com o auxílio das ambulâncias de salvamento.
{xtypo_quote}
O que eles disseram
“Já estão licitadas algumas escolas para nível fundamental e médio, que terão as ordens de serviço assinadas em breve, além de uma praça da juventude e uma estação compacta de tratamento de esgoto. Ou seja, já são R$ 37 milhões licitados. Além disso, a escola técnica também está licitada, apenas esperando a ordem de serviço. Serão mais 11 milhões.” (Raimundo Angelim, assessor especial do governo)
“Este lançamento marca aquilo que é importante para o nosso povo. Essa UPA ressalta mais ainda que a Cidade do Povo é um dos projetos mais importantes deste governo.”
(Denilson Segóvia, deputado estadual)
“Essa UPA faz parte de uma história que não começou hoje. É fruto de um governo voltado para as pessoas mais necessitadas, um governo que serve de todo coração.”
(Asterio Moreira, deputado estadual)
“Hoje estamos aqui avançando nesta obra, que trará benefícios impressionantes para o povo. O governador Tião Viana é um exemplo de gestor para o país.”
(Jamyl Asfury, deputado estadual){/xtypo_quote}
{xtypo_rounded2}
Estrutura da UPA da Cidade do Povo
Pronto atendimento:
– Recepção e atendimento
– Sala de classificação de risco
– Sala de atendimento social
– Sala de exames
– Banheiros masculino e feminino
– Sala de brinquedos
– Apoio diagnóstico e terapêutico
– Sala de gesso
– Sala de inalação
– Sala de medicamentos
– Sala de Raio-X
Apoio Administrativo:
– Secretaria
– Sala da Direção
– Arquivo Médico
Apoio Técnico e Administrativo:
– Salas de repouso dos funcionários
– Copa
– Refeitório
– DML
– Sala de Resíduos
Atendimento de Urgência:
– Sala para atendimento emergencial com leitos
Observação:
– Sala de observação individual
– Sala de observação masculina com 2 leitos
– Sala de observação feminina com 2 leitos
– Sala de observação infantil com 2 leitos{/xtypo_rounded2}
Galeria de imagens