Visando capacitar e habilitar enfermeiros que atuam em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), em especial pediátricas e neonatais, ocorreu nesta sexta-feira, 27, o curso Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC) adulto, pediátrico e neonatal, ministrado pelo enfermeiro Ivan Santana, da equipe da Maternidade Bárbara Heliodora.
A programação do curso consiste em estudo teórico e prático das técnicas de manuseio, indicações e contraindicações, ética e legislação relacionadas ao uso do PICC, por exemplo.
“O profissional de saúde deve estar apto a reconhecer quando deve ou não utilizar o procedimento e o curso é necessário para que ele possa realizar o PICC, caso necessário”, explicou Ivan Santana.
O PICC é utilizado em pacientes em estado grave, quando há necessidade de acesso venoso por tempo prolongado para administração de drogas e soluções e seu uso está associado ao menor risco de complicações mecânicas e infecciosas.
A enfermeira Tamires Mota, diz que o curso é essencial para ela, que já atua há um ano na UTI neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora, mas ainda não realizava o procedimento. “Eu sempre auxiliava, mas como não tinha o curso, não estava habilitada a colocar o PICC nos pacientes. Com o curso, eu terei autonomia para fazer com segurança”, avalia.