O governador do Estado, Tião Viana, e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, reuniram as equipes de Saúde do Estado e da capital na tarde desta quarta-feira, 31, para discutirem parâmetros para a regulação dos atendimentos do sistema público da saúde no âmbito do Estado e município.
A proposta, explicou o governador, é melhorar e agilizar os atendimentos e, principalmente, a marcação de exames e consultas. “Em primeiro lugar está o paciente”, enfatizou o governador.
O diretor do Hospital das Clínicas, Carlos Eduardo, esclareceu que a regulação dos atendimentos já vem sendo implementada gradativamente e, tem como objetivo atender os pacientes que realmente precisam de agilidade nas consultas e exames.
A coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Lúcia Carlos, lembrou que a regulação começou com a contagem de leitos que há em todo o sistema público do Estado, em que unidade de saúde estão e como são utilizados. Com isso, ela revela que foi possível dar atendimento mais rápido aos usuários que precisam desse serviço.
Suely Melo, secretária de Saúde do Estado, comentou que com a regulação é possível, por exemplo, saber quais médicos estão cumprindo suas demandas, avaliar a produtividade dos profissionais individualmente.
Com a regulação, os usuários do sistema público de saúde poderão sair das consultas, seja em unidade de saúde do Estado ou município, com a marcação de exames ou cirurgias agendadas. Lúcia Carlos ressalta que modificações evitarão que os pacientes fiquem em busca de agendamentos e outros serviços do sistema sem que haja necessidade. “A informação é que tem que andar, não o usuário”, completou a coordenadora.
O prefeito Marcus Alexandre assegurou ao governador que essas propostas visam a melhoria do sistema têm total apoio da Prefeitura e deixou sua equipe de saúde a disposição para discutir meios para que a regulação seja implantada em parceria com as unidades de saúde do município.
“O que nós queremos é que os pacientes sejam bem tratados e essa regulação traz benefícios para os nossos usuários. Desde que assumimos a gestão estamos implementando mudanças para evitar que os usuários sejam prejudicados pela falta de assistência”, disse Marcus Alexandre.