Há cinco anos um grupo de voluntários movido pelo espírito solidário e natalino realiza visitas aos pacientes assistidos pelo programa Melhor em Casa, do Sistema Único de Saúde (SUS), coordenado pelo governo do Estado. A iniciativa é do Acre Solidário e tem a parceria de empresas locais.
Gestores do estado, grupo de enfermeiras do Melhor em Casa e a vice-governadora Nazareth Araújo participaram da ação, coordenada pela primeira-dama Marlúcia Cândida, idealizadora do Acre Solidário.
De forma simples, a mensagem de paz e acolhimento com a entrega de cestas natalinas chegou às 32 famílias dos pacientes contempladas com a ação nos dias 21, 22 e 23 deste mês.
Acompanhada pelos filhos Virgílio e Catarina, Marlúcia visitou as crianças Ana Carolina Rocha, 5 anos e Gustavo Martins de Souza, 7 anos, na quinta-feira. Dona Neide Rocha, mãe de Ana Carolina, aguardava ansiosa pela visita. Em tom alegre e brincalhão disse: “Pensava que haviam me esquecido. Mas sabia que estavam chegando. Agradeço muito por virem, pois é muito bom esse carinho para nós”.
“É um gesto simples e nos leva para o verdadeiro sentido do Natal, o de compartilhar sentimentos bons, acolher, levar esperança e prestar solidariedade. É um gesto no qual somos bem recebidos pelas famílias e doamos o nosso carinho”, comentou Marlúcia.
Supermercados Araújo, Ecoacre, Supermercado Dayane, Atacadão Rio Branco são as empresas parceiras da ação.
Melhor em Casa
Criado pelo governo do Estado em 2011, o programa Melhor em Casa, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), oferece assistência especializada aos pacientes que possuem condições de sair da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e continuar o tratamento em casa.