Equipes da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPMulheres) e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC) estiveram na terça, 9, e quarta-feira, 10, em Xapuri, Acrelândia e Plácido de Castro, para articular junto com as prefeituras a criação e implementação de organismos municipais de políticas de gênero
Para isso, a coordenadora de Interiorização das Políticas de Gênero, Neuda Muniz, e conselheiras do Cedim/AC visitam os municípios que ainda não possuem os organismos para as mulheres.
Xapuri
Na terça-feira, a coordenadora e a presidente do Cedim/AC, Rose Nascimento, estiveram em Xapuri reunidas com alguns vereadores, com o prefeito em exercício, Aylton Menezes, e lideranças femininas xapurienses. A ida rendeu uma pactuação do vice-prefeito e da Câmara de Vereadores para a criação de novos organismos municipais de políticas para as mulheres.
Rose Nascimento fez um histórico dos avanços das políticas de gênero no Acre e ressaltou a importância da criação de uma Coordenadoria da Mulher no município e de um Conselho Fiscalizador desse organismo. “A política para as mulheres ao longo dos últimos anos têm se consolidado. O objetivo é de que essa política também chegue a todas as mulheres do interior do Estado. Estamos interiorizando e fortalecendo as ações de gênero”, disse.
Para o vice-prefeito Aylton Menezes, a ida da SEPMulheres a Xapuri trouxe bons frutos, que serão colhidos por todos os habitantes do município. “Agradecemos muito a vinda de vocês aqui, e podem ter certeza de que essa não é uma vitória apenas das mulheres, é nossa, uma vez que quando as nossas mulheres estão bem amparadas, toda a família se beneficia também”, ressaltou.
Acrelândia
Em Acrelândia estiveram presentes a coordenadora de Interiorização da SEPMulheres,Neuda Muniz, a conselheira do Cedim/AC, Márcia Costa, o prefeito Jonas Dales, a secretária de Assistência Social e primeira-dama Renata Martins, representantes da sociedade civil e parte dos vereadores do município. Na ocasião foi feita a apresentação da estrutura e dos objetivos da Coordenadoria e do Conselho Municipal da Mulher.
Segundo o prefeito, essa reivindicação surgiu depois que a primeira-dama participou do Encontro de Primeiras-Damas, realizado este ano em Rio Branco. “Renata voltou decidida a convencer a mim e aos vereadores da importância desses organismos em Acrelândia, e por isso decidimos que, em agosto, logo depois do recesso da Câmara de Vereadores, esse projeto de lei será votado”, anunciou Jonas Dales.
Para o vereador Hamilton, Acrelândia é sensível às causas sociais. “Nosso município não ficaria de fora disso. Hoje temos a presença das mulheres em todas as esferas, e por isso precisamos que elas sejam beneficiadas com organismos direcionados a elas. Nós só temos a ganhar”, salientou o vereador.
Plácido de Castro
Em Plácido de Castro a equipe da SEPMulheres e do Cedim foi surpreendida com a notícia de que o projeto de lei para a criação da Coordenadoria Municipal já existe e só precisa passar pela Câmara de Vereadores para que seja aprovado. “Nós temos três vereadoras que lutam pelas causas das mulheres, e não têm como não atendê-las. E qualquer mecanismo que nos ajude a conquistar os direitos das mulheres é bem aceito”, disse o prefeito Roney Firmino.
Para a conselheira do Cedim/AC, é importante que, com a criação das coordenadorias, seja criado também o conselho. “O Conselho Municipal tem, entre outras finalidades, a representação da sociedade civil. A mulher que está na zona rural sabe quais são suas reais necessidades, e isso é repassado à Coordenadoria, ou seja, o Conselho é uma perna da Coordenadoria”, explicou Márcia Costa.
Após o processo de criação e implementação desses organismos, será desenvolvido também um processo de fortalecimento por meio de capacitação e acompanhamento das ações. O Estado se responsabiliza pelo repasse dos equipamentos para a estruturação do espaço físico. Serão visitados ainda os municípios de Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Sena Madureira,Santa Rosa, Brasileia e Senador Guiomard.