Curso Técnico em Guia de Turismo do IDM realiza prática de geografia e cartografia aplicada

Prática do curso de turismo na casa Povos da Floresta (Foto:  Assessoria IDM)

Prática do curso de turismo na casa Povos da Floresta (Foto: Assessoria IDM)

O Centro de Educação Profissional e Tecnológica Campos Pereira, unidade do Instituto Dom Moacyr, está executando o Curso Técnico em Guia de Turismo com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Os educandos são estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas. No momento está sendo desenvolvido o Módulo Geografia e Cartografia Aplicada ao Turismo.

O estudo tem como objetivo conhecer os aspectos geográficos e cartográficos no contexto regional com foco no turismo. As bases estão sendo mediadas pela geógrafa Maria Auxiliadora Daniel, que acompanha os educandos nas atividades teóricas e práticas.

Visita ao lago do Amapá - aula prática do curso de turismo (Foto: Assessoria IDM)

Visita ao lago do Amapá – aula prática do curso de turismo (Foto: Assessoria IDM)

“O módulo de Geografia e Cartografia Aplicada ao Turismo é de fundamental importância para o guia, porque a geografia turística é o estudo da viagem e do turismo como indústria e como atividade cultural e social. Ele abrange o impacto ambiental do turismo, a economia, o lazer, a indústria, o gerenciamento, a sociologia do turismo e a preservação de patrimônios históricos e culturais”, menciona Maria Auxiliadora Daniel.

A geografia física mostra um pano de fundo essencial, sobre o qual lugares turísticos são criados, impactos ambientais e suas preocupações são as questões principais, que precisam ser consideradas na gestão do desenvolvimento dos lugares turísticos, já que o turismo se dá nas paisagens naturais e humanizadas.

Como parte de estudo prático, foram realizadas visitas técnicas em pontos turísticos de Rio Branco, tais como: Casa dos Povos da Floresta, Lago do Amapá, Escola da Floresta e Cidade Cinematográfica do Quixadá. Durante as visitas os educandos conheceram melhor os espaços geográficos naturais e tiveram a oportunidade de compreender melhor a importância da geografia para o desenvolvimento do trabalho do Técnico em Guia de Turismo.

As turmas têm uma jornada dupla de estudos, o ensino profissionalizante atua de forma concomitante com o ensino médio, constituindo para a maioria um grande desafio. “Os educandos se identificam com as atividades, principalmente porque o currículo executado pela rede IDM se dá onde as competências articulam os conhecimentos, as habilidades e os valores/atitudes, que trabalhados juntos são geradores de desempenho eficazes, tornando mais atrativas as bases estudadas”, avalia o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter