Durante a manhã desta quarta-feira, 6, a secretária de Saúde, Suely Melo, apresentou a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2013, em audiência pública realizada no Palácio da Justiça do Estado. Estiveram presentes o deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Eduardo Farias; o deputado Chagas Romão, o representante do Ministério da Saúde (MS), Hilder Halley; a representante dos Conselhos Municipais de Saúde, Maria Laurita, servidores da saúde e sociedade civil.
A audiência pública foi realizada em cumprimento à Lei Complementar 141/2012, que dispõe sobre as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas do governo. A norma visa assegurar a transparência e a visibilidade na gestão da saúde. Segundo a Lei, as audiências públicas deverão ser realizadas a cada quatro meses, apresentando o relatório das ações e investimentos na área da saúde referentes a esse período.
Hilder Halley destacou que o Ministério da Saúde vem ampliando os investimentos para melhorar o acesso e a qualidade do atendimento ao cidadão. “No Acre, nós temos encontrado apoio incondicional por parte do governo do Estado e da Secretaria de Saúde no desenvolvimento dessas atividades. Todos os programas que o Ministério da Saúde vem desenvolvendo no Brasil tem um apoio especial do Acre”, destaca. Ele enfatizou ainda que o estado tornou-se referência nacional na qualidade do atendimento, conforme indica pesquisa de satisfação do usuário, realizada pelo MS.
Para a secretária, Suely Melo, a audiência é fundamental para que possa estar sendo informadas à sociedade as ações que são desenvolvidas na área de saúde. “Mais importante ainda é poder discutir, ouvir sugestões da sociedade sobre como e em que áreas podem melhorar. As pessoas poderão dizer se o que foi feito até agora está a contento, e essa sugestão do usuário é fundamental, pois é ele quem usa o serviço”, acrescenta Suely.
O relatório
O relatório apresentado durante a audiência pública trouxe uma exposição situacional das unidades estaduais de saúde. Os avanços conseguidos na área de saúde em cada regional do estado são muitos. Ao longo dos quatro primeiros meses do ano já foram reformadas e assinada ordem para construção de novas unidades hospitalares, como UPA da Baixada, Hospital Regional de Brasileia, entrega da Unidade Saúde da Família de Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa do Purus, Caps ad, dentre outras. Outro grande avanço é o controle das epidemias de dengue, malária, tuberculose e hanseníase no estado.
Por outro lado, os indicadores de saúde bucal, cobertura vacinal, exames Preventivo do câncer do colo do útero, em alguns municípios, não são bons, revelando a necessidade de se intensificar as ações e trabalhos de sensibilização para com a população no sentido de levá-la a buscar mais os serviços ofertados.