Nesta semana, o governo do Estado certificou 165 profissionais do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nas áreas de auxiliar administrativo, vendedor, padeiro confeiteiro, pintor restaurador, mecânica e manutenção de refrigeração, pedreiro em alvenaria, costureiro, montagem e manutenção de computadores, eletricista e instalador predial de baixa tensão, mecânica e manutenção de motores de popa, pelo Instituto Dom Moacyr (IDM) por meio da sua unidade descentralizada, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá, Ceflora.
A certificação foi realizada pelo diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, o coordenador do Ceflora Evilásio Santos. As parcerias para a realização dos cursos são da Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE), Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e a prefeitura local.
Prestigiaram o evento o prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Ernilson de Freitas, e autoridades locais.
O Ceflora ofertou no último ano na regional Juruá/Tarauacá/Envira 1.760 vagas em cursos de formação inicial e continuada para jovens e adultos oriundos de programas sociais e 105 vagas em cursos técnicos de forma concomitante com o ensino médio.
Exemplos de vida como o de João Carlos Gomes merece ser destacado. Morador da zona rural de Rodrigues Alves, pai de 05 filhos, fez o curso de manutenção de popa de motor. “Durante o curso o pessoal já mandava motores pra gente consertar, e eu consertei muitos, eu trabalho de barqueiro, transporto crianças pelo rio e tenho a responsabilidade de ter o barco sempre em dia, agora nós estamos montando uma oficina para trabalhar, o que não falta é motor pra consertar”.
O governo do Acre tem alcançado todos os municípios com a formação profissional. São pessoas realizadas, tendo a oportunidade de melhorar sua renda, o seu crescimento com a qualificação profissional, que tem contribuído para a melhoria de vida das pessoas e o desenvolvimento econômico das comunidades.
Marco Brandão, diretor-presidente do IDM menciona: “Todo o empenho do governador Tião Viana de investir em qualificação profissional tem valido a pena. As ações objetivam possibilitar uma vida melhor para todos, e hoje Rodrigues Alves recebe os seus moradores agora com formação profissional, que certamente irão contribuir para a oferta de mão de obra local”.