Nesta segunda-feira, 3, o governo do Estado certificou 130 profissionais do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nas áreas de eletricista, pintor restaurador, pedreiro em alvenaria, costureiro, desenhista de móveis, marceneiro, montagem e manutenção de computadores e camareira por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) na sua unidade descentralizada, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá, Ceflora, em Cruzeiro do Sul.
Participaram da certificação o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, o coordenador do Ceflora, Evilásio Santos, e representantes da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens). Os cursos têm ainda as parcerias da Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE), Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e a prefeitura local.
O Ceflora possui hoje 250 educandos participando das atividades, e para o segundo semestre deste ano estão previstos o ingresso de mais de mil novos cursistas.
Da efetivação dos cursos, foram realizados pelos cursistas trabalhos de manutenção de espaços públicos e de aprendizagem, como recuperação de instalação elétrica, recuperação de carteiras escolares, doação de roupas confeccionadas pelas educandas do curso de corte e costura às entidades carentes de Cruzeiro do Sul, dentre outros serviços.
Os cursos ofertados pelo governo do Estado tem proporcionado grandes mudanças na vida de cidadãos acreanos, como da dona Francisca dos Santos, de 49 anos que é mãe de 6 filhos e cursou corte e costura. Para ela o curso foi maravilhoso, “eu já conhecia um pouco da área e aprendi muito com o curso, já estou costurando para fora, e ajudo bastante no sustento da casa, não tenho emprego e esse dinheiro vem em boa hora”.
Para Cardesson dos Santos, educando de manutenção de computadores “o curso foi ótimo, já estou trabalhando, fazendo serviços nos computadores que aparecem, e tem muita gente procurando o meu serviço aqui em Cruzeiro do Sul. Agradeço ao governador que nos deu essa oportunidade de trabalho para melhorarmos de vida”.
Marco Brandão, diretor-presidente do IDM menciona: “Essa ação de governo visa proporcionar às pessoas uma mudança de vida, trazendo novos caminhos de formação profissional para todos que necessitem melhorar sua renda familiar, sabendo que por meio do conhecimento adquirido tornarão sua comunidade cada vez melhor”.