O Dia Mundial da Gentileza é comemorado em 13 de novembro e o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) lembra a importância dessa prática nas vias. Vários fatores como a pressa, estresse de engarrafamentos ou mesmo problemas pessoais são a causa de muitos conflitos no trânsito que poderiam ser evitados se os condutores e pedestres exercitassem a gentileza com frequência.
Gabriel Monteiro é motorista há cinco anos e classifica o ato como essencial. “Todos sabem que é preciso ser gentil no trânsito, mas quase ninguém pratica. Ser amigável e atencioso pode contribuir para mais segurança nas vias, portanto, se você for gentil com o próximo, ele vai retribuir”, fala.
A ciclista Ana Cláudia Costa diz sentir, muitas vezes, dificuldade em se locomover. “A falta de respeito é grande, principalmente com pedestres e ciclistas. Os motoristas andam em alta velocidade e não se importam com os outros”, opina.
Não entrar em provocações, dar prioridade ao pedestre, dar preferência para outro veículo, relevar algumas atitudes alheias, são exemplos de como ser gentil, evitar transtorno e, até mesmo, graves acidentes. “Registramos diversos acidentes que poderiam ser evitados se os envolvidos tivessem posturas mais educadas no trânsito. Todo dia é dia de ser gentil, o Dia Mundial é apenas para relembrar”, explica o coordenador da fiscalização de trânsito Jones Costa.
Movimento pela Gentileza
A ideia do Movimento Mundial pela Gentileza surgiu em 1997 durante um congresso em Tóquio, no qual reuniu e apresentou diversos grupos, de diferentes nações, que mantinham em seus países movimentos e ações de gentileza. A data foi concretizada oficialmente no ano 2000.