Governo realiza transferência de pacientes com ajuda da Força Aérea Brasileira

Pacientes estavam em tratamento no HC enquanto aguardavam a transferência (Foto: Cedida)
Pacientes estavam em tratamento no HC enquanto aguardavam a transferência (Foto: Cedida)

Uma parceria entre o governo do Estado e a Força Aérea Brasileira (FAB) garantiu que dois pacientes que aguardavam Tratamento Fora de Domicílio (TFD), no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, fossem transferidos para o Rio de Janeiro, na manhã deste sábado,12.

As famílias dos pacientes deram entrada na solicitação de TFD e o Complexo Regulador do Estado iniciou a busca pelas vagas via Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC).

Após a articulação da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), os dois foram autorizados para dar continuidade ao tratamento no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into/Rio de Janeiro) e precisavam viajar em macas devido à gravidade do quadro de saúde, o que dificultou o embarque em voo comercial, segundo Moisés Viana, coordenador do Complexo Regulador do Estado.

“Somente a Gol Linhas Aérea realiza o transporte de pacientes em macas na região, porém precisa de uma autorização da equipe médica da empresa para que o embarque aconteça. Esse processo demora alguns dias, podendo resultar na perda do agendamento do paciente na unidade de referência. No caso desses dois pacientes, o atendimento já estava marcado para o início da próxima semana”, relatou Moisés.

O secretário de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, agradeceu a FAB pelo esforço em atender as solicitações do Acre e ressaltou o empenho do governo do Estado para garantir que os acreanos tenham acesso a serviço de saúde com qualidade e resolutivos.

“Mais uma vez correu tudo bem. Conseguimos transferir dois pacientes para o Into do Rio de Janeiro, com a ajuda da FAB, onde continuarão o tratamento que iniciaram no Sistema Público de Saúde aqui do Acre. Esse é o resultado do esforço do nosso governador Tião Viana, que tanto tem se empenhado para fazer o melhor para a nossa população”, completou Gemil Júnior.

Parceria já possibilitou a transferência de outros pacientes aguardavam TFD no Acre (Foto: Cedida)
Parceria já possibilitou a transferência de outros pacientes que aguardavam TFD no Acre (Foto: Cedida)

⁠⁠