Os estudantes do Ensino Fundamental II (7o ao 9o ano) do colégio Anglo de Rio Branco foram selecionados no concurso “Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes Aegypti”, promovido pelo governo federal. Três representantes, juntamente com um dos professores responsáveis, estão em Brasília, onde receberão o prêmio nesta terça-feira, 8.
A competição escolheu vídeos de até 90 segundos que apresentaram, de uma forma criativa, o trabalho desenvolvido nas escolas brasileiras.
Na iniciativa acreana, os estudantes, com ajuda dos docentes, destacaram quais são as doenças transmitidas por meio do Aedes e como a população pode ajudar a prevenir a proliferação do mosquito.
“A professora de Biologia da instituição viu o edital e me chamou para, junto com os alunos, participar. Cada um deles escreveu a parte que ia falar no roteiro, e fomos até o Horto Florestal gravar. Publicamos nas redes sociais e conseguimos ficar como um dos vencedores de melhor vídeo da Região Norte”, destaca o professor de Artes do Anglo, Luíz Carlos Menezes.
Combate ao vírus no Acre
No Acre, o governo do Estado e o município firmaram parceria para o combate da dengue, zika e chikungunya, todos transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypiti.
De acordo com dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), até outubro, o estado apresentou uma redução de 31% dos casos.
Por meio de ação da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), foi criada uma plataforma, chamada “Aedes na Mira AC”, que objetiva denunciar possíveis locais com sinais de proliferação do mosquito.