Promover o intercâmbio entre a cultura gastronômica do Acre e a do Cerrado é a proposta do “Sabor e Saber – Encontro de Gastronomia no Acre”. Quem comanda a mistura gastronômica é a chef Mara Alcamim, do restaurante Universal Diner, em Brasília, de 9 a 11 de novembro, com oficinas e palestra para estudantes, profissionais da área e o público em geral.
O encontro, idealizado pela primeira-dama Marlúcia Cândida, abre na quarta-feira, 9, às 8 horas, na Unidade Móvel de Panificação e Confeitaria do Senai, em frente ao quartel da Polícia Militar, no centro de Rio Branco.
Oficinas
Ao combinar sabores tradicionais com pitadas de inovação, Mara Alcamim pretende estimular o potencial criativo dos participantes, proporcionar um espaço de troca de saberes, além de motivar práticas de empreendedorismo e sustentabilidade.
Para conhecer um pouco da cultura gastronômica e cadeias produtivas de proteína animal, a chef visitará a Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), o Mercado Elias Mansour e os empreendimentos Peixes da Amazônia e Cordeiros da Amazônia, na terça-feira, 8.
Sabor e Saber é realizado pelo governo do Estado e o Sistema Fieac, com o objetivo de incentivar o setor e fomentar seu crescimento no mercado. O apoio é do Deck Fresh Food & Lounge, Supermercados Araújo, gabinete da primeira-dama e prefeitura de Rio Branco.
Inscrições
Para as oficinas dos dias 10 e 11, dirigidas ao público em geral, chefs e cozinheiros, as inscrições estão abertas e podem ser efetuadas pelo número (68) 99952-2978, com Jennay Isper.
“Abrimos as inscrições apenas para essas oficinas. Iremos doar parte da renda para a Cades e suas 40 entidades sociais, apoiadas pelo Acre Solidário e amigas”, explica Patrycia Lopes, coordenadora do evento.