A Fieac e o governo do Estado entregaram na manhã desta sexta-feira, 10, a Brinquedoteca Sarah Assis Felício (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Diminuir a sensação de dor e a frieza típica dos hospitais e tratamentos médicos rigorosos. Esse é o primeiro benefício de uma brinquedoteca numa ala infantil do Hospital do Câncer. Mas o sorriso que a atmosfera colorida e os brinquedos causam no rosto de uma criança não podem ser medidos.
A Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) entregou na manhã desta sexta-feira, 10, com a presença do governador Tião Viana e da primeira-dama Marlúcia Cândida, a Brinquedoteca Sarah Assis Felício, construída e equipada pela comunidade industrial.
O espaço leva o nome de uma das pacientes do Hospital do Câncer, que morreu aos 57 anos após enfrentar um tumor cerebral por três anos. Sarah foi uma das pioneiras da indústria acreana. “Era um exemplo de vida, uma pessoa muito amada e os últimos anos da vida dela foram passados boa parte aqui neste hospital. É uma sensação muito boa e gratificante poder oferecer essa brinquedoteca para as crianças e cada um ajudou um pouco, cada sindicato fez uma parte e o resultado foi ótimo”, disse o vice-presidente da Federação das Indústrias e irmão da homenageada, José Luiz Felício.
“É uma sensação muito boa e gratificante poder oferecer essa brinquedoteca para as crianças”, disse o vice-presidente da Fieac e irmão da homenageada, José Luiz Felício (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O Hospital do Câncer tem 375 crianças em tratamento e os tipos mais comuns da doença entre elas são a leucemia e o tumor cerebral. “A Sarah foi além de paciente minha amiga pessoal. Ela largou os melhores tratamentos dos hospitais de São Paulo e veio se tratar aqui pelo SUS [Sistema Único de Saúde] nos fazendo acreditar que nossa equipe é capaz de tratar a doença”, disse o diretor clínico do hospital, doutor Antônio Vendette.
Ele explicou que antes o espaço da brinquedoteca tinha apenas 9m2 e era difícil prestar um atendimento adequado. “Agora temos uma área tão boa que a Secreta
Para o governador Tião Viana, o voluntariado é uma força capaz de mudar o mundo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Para o governador Tião Viana, o voluntariado é uma força capaz de mudar o mundo. “O governo sempre vai ser pequeno em qualquer lugar do mundo para dar conta de tudo. Precisamos do voluntariado. Estou com o coração alegre por essa oportunidade de dividir o amor ao próximo. É um mandamento de Deus: amai-vos uns aos outros. Estamos juntos e que sejamos capazes de cuidar um do outro”, disse o governador.