Protótipos de portas e janelas para Cidade do Povo foram apresentados nesta sexta

Os protótipos das portas e janelas que serão produzidas para as casas da Cidade do Povo foram apresentadas nesta sexta (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Os protótipos das portas e janelas que serão produzidas para as casas da Cidade do Povo foram apresentadas nesta sexta (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Os protótipos das portas e janelas que serão produzidas pela indústria moveleira acreana para as casas da Cidade do Povo foram apresentados nesta sexta-feira, 10, para o governador Tião Viana no Centro de Tecnologia da Madeira e Mobiliário (Cetemm), uma escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).

“Estamos falando de milhares de empregos só pelo setor madeireiro. São mais de 110 mil portas e janelas, além de caixilhos e outras peças. A norma só permitia utilizar material sintético nas construções, entre outras coisas, por ser mais barato, mas nós usamos o argumento de que temos uma atividade correta de industrialização, madeira legalizada, não tem dano ambiental e é a vocação econômica do estado. Para produzir plástico nós liberamos carbono. Ao fazer um móvel de madeira nós estamos armazenando esse carbono”, disse o governador Tião Viana.

“Estamos falando de milhares de empregos só pelo setor madeireiro. São mais de 110 mil portas e janelas, além de caixilhos e outras peças", disse o governador Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Estamos falando de milhares de empregos só pelo setor madeireiro. São mais de 110 mil portas e janelas, além de caixilhos e outras peças”, disse o governador Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O diretor do Senai, César Dotto, informou que para colaborar com o processo de produção uma equipe do Consorzio Del Mobile, o Cosmob, (Centro de Tecnologia de Madeira e Móveis de Pesaro, Itália), contratada pela Fieac e Senai, vai contribuir com o projeto industrial para o fornecimento das portas e janelas. “Mas, para chegar até aqui houve antes uma decisão do governador Tião Viana em utilizar o máximo de materiais, insumos e equipamentos produzidos no nosso estado e ele comprou uma briga junto ao Ministério das Cidades até conseguir mudar as normas de construção e poder utilizar esquadrias de madeira ao invés do metal”, disse.

"Não vai faltar madeira nem qualidade. Tem polo moveleiro em todo o estado e todos vão trabalhar”, disse Edvaldo Magalhães (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Não vai faltar madeira nem qualidade. Tem polo moveleiro em todo o estado e todos vão trabalhar”, disse Edvaldo Magalhães (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Tanto o estudo técnico de viabilidade para apresentar ao Ministério das Cidades quanto os protótipos foram elaborados numa ação conjunta do Cetemm, Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Secretaria de Indústria e Comércio e Sindicato da Indústria Moveleira. “Não é fácil mudar regras e nós conseguimos. E paralelo a isso todas as equipes foram trabalhando para garantir que a gente possa fazer essas portas e janelas. Não vai faltar madeira nem qualidade. Tem po

O presidente do Sindmóveis, Francisco Augusto Nepomucena, está otimista
O presidente do Sindmóveis, Francisco Augusto Nepomucena, está otimista

O presidente do Sindmóveis, Francisco Augusto Nepomucena, está otimista

 

O presidente do Sindmóveis, Francisco Augusto Nepomucena, está otimista. “Foi uma grande conquista nossa e do governador Tião Viana mudar as esquadrias de ferro para madeira. Nós vamos trabalhar para atender esta demanda da melhor forma. Quero que nossas portas e janelas sejam referência nacional”, comentou.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter