Dia do Crédito chega ao Projeto de Assentamento Barro Alto

•Representantes do governo, Banco da Amazônia e produtores às margens de um açude recém-construído com os equipamentos da Seaprof (Foto: Leônidas Badaró)
•Representantes do governo, Banco da Amazônia e produtores às margens de um açude recém-construído com os equipamentos da Seaprof (Foto: Leônidas Badaró)

Com a proposta de promover um esforço conjunto de governo, produtores e bancos para facilitar o acesso do homem do campo aos financiamentos públicos, a Secretaria de Extensão Agroflorestal e produção Familiar (Seaprof) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) realizaram na manhã desta sexta-feira, 16, a segunda edição do Dia do Crédito.

A comunidade escolhida foi a Associação de Produtores Rurais Renascer, no Projeto de Assentamento Barro Alto, zona rural de Rio Branco.

O primeiro passo da agenda é explicar, por meio da presença de um representante dos agentes financiadores, bancos, quais linhas de crédito estão disponíveis aos produtores rurais.

Com o objetivo de acelerar todo o processo de obtenção do crédito, desde a elaboração do projeto até a liberação do recurso, o governo disponibiliza, em forma de mutirão, a quantidade necessária de técnicos para que os projetos sejam elaboradores, de acordo com a aptidão produtiva de cada produtor, o mais rápido possível.

Na próxima terça-feira, 20, um novo encontro já está marcado. É quando os produtores já devem levar toda a documentação necessária para que Seaprof/Emater elaborem o projeto de crédito.

Em seguida, os técnicos do governo discutem os investimentos de acordo com a aptidão de cada produtor.

Produtor não precisa se ausentar da comunidade

Uma das principais vantagens do Dia do Crédito é que os produtores não precisam deixar suas propriedades em busca de conseguir financiamento.

Outra vantagem é a garantia de que o projeto vai atender todas as exigências dos bancos.

Raimundo Prudêncio da Silva, presidente da associação local, foi só elogios a iniciativa do Dia do Crédito.

“Para nós produtores é muito mais fácil. A gente tem dificuldade de elaborar projeto. O banco, junto com os órgãos do governo, vindo na nossa propriedade consegue ver nossa realidade e nos ajudar a descobrir quais os melhores investimentos”.

O diretor-presidente da Emater, Thaumaturgo Neto, afirma que o grande diferencial do Dia do Crédito é aproximar os produtores dos agentes financiadores. “Essa é uma orientação do governador Tião Viana. Com essas ações, estamos tornando mais fácil a vida do produtor que precisa de crédito para aumentar sua produção”.

Lourival Marques, gestor Seaprof, destacou que a atividade consegue diminuir o tempo de espera pelos recursos. “Trazendo os bancos para dentro das propriedades, essas instituições financeiras conseguem conhecer a realidade dos produtores e fica mais fácil e mais rápido aprovar os projetos de crédito.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter