Governo do Acre e prefeitura de Rio Branco comandam ações durante cheia do rio Acre

O rio Acre fechou esta segunda-feira, 25, medindo 15,01m de profundidade em Rio Branco na última medição realizada às 18 horas. Ao todo, 149 famílias estão desabrigadas e instaladas no Parque de Exposição Marechal Castelo Branco. São 611 pessoas, sendo mais de 250 crianças, todas assistidas pelo governo do Estado e prefeitura de Rio Branco, que também estão unindo diversas entidades para organizar o plano de ações para a cheia que assola a capital.

 

Governador Tião Viana e prefeito Marcus Alexandre reúnem equipe para avaliar ações durante cheia do rio Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Governador Tião Viana e prefeito Marcus Alexandre reúnem equipe para avaliar ações durante cheia do rio Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 

Em reunião coordenada pelo governador Tião Viana na Casa Civil, o prefeito Marcus Alexandre disse que, todos os encaminhamentos organizados pela parte da manhã foram feitos. Ontem existiam 112 boxes montados no parque. No começo do dia já eram 200. Já no fim desta segunda-feira 300 já estavam prontos.

Atualmente existem 12 equipes da Semsur que trabalharão ininterruptamente, inclusive no feriado santo. O exército, através do 4º BIS e 7º BEC, disponibilizaram 50 homens, 10 caminhões e 10 barcos para a mobilização, deixando claro que deixarão mais homens à disposição se necessário.

Segundo o comandante da Defesa Civil do estado, Coronel Gondim, o rio Acre tem apresentado vazante em Xapuri. No começo do dia ele tinha 12,20m, no final apresentou 12,12m. Já o Riozinho do Rola, principal afluente do rio Acre em Rio Branco, está estabilizado, mas o Rio Espalha, afluente do Riozinho, está diminuindo. Ainda assim, são previstas chuvas para até o dia 30 deste mês.

O Estado de Emergência foi decretado em Rio Branco na tarde desta segunda-feira pelo prefeito Marcus Alexandre. A preocupação agora é com a segurança pública tanto de quem está no parque quanto das áreas alagadas. O governador Tião Viana fez questão de frisar que: “A nossa preocupação no momento também está voltada para os crimes contra o patrimônio. Queremos um esforço para garantir a segurança para essas pessoas”.

Segundo o coronel Paulo César, da Polícia Militar, a PM já está presente no Parque de Exposição durante a noite e um policiamento ostensivo está sendo feito nas áreas alagadas para evitar furtos, inclusive com o BOPE à disposição. Os acessos de veículos estão limitados no parque, e a entrada de pessoas rigidamente controlada.

Caso hajam pessoas ou entidades que queiram entregar donativos, estes devem ser encaminhados para a primeira-dama do estado Marlúcia Cândida e a primeira-dama da capital Gicélia Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter