Nível do Rio Acre eleva e governo segue executando Plano de Contingência

(Foto: Cedida)
Nesta semana, o Depasa conclui a instalação da primeira bomba em flutuante da ETA I (Foto: Cedida)

Após atingir a cota histórica de 1,32 metro, em Rio Branco, na última sexta-feira, 12, o nível do Rio Acre voltou a subir desde o início da semana, registrando a marca de 1,60 metro na manhã desta terça-feira, 16, segundo medição realizada pela Defesa Civil.

A elevação do manancial se deu em decorrência das últimas chuvas ocasionadas em todo o leste do Estado.

Mesmo com a melhora da cota do rio, o governo do Estado, por meio do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), segue executando seu Plano de Contingência de Abastecimento de Água, implementado em julho.

Nesta semana, o Depasa conclui a instalação da primeira bomba em balsa flutuante da Estação de Tratamento de Água (ETA I).

Já a sexta bomba flutuante e novas tubulações da ETA II devem ser instaladas nos próximos dias, com o intuito de reforçar o sistema de captação.

As medidas visam garantir a produção de água e abastecimento na capital. Outras ações devem ser tomadas em um possível cenário de agravamento da seca, caso o Rio Acre registre a marca de 1,25 metro, em Rio Branco.

“A elevação do nível do Rio Acre é uma boa notícia, porém não significa um status de permanência, pois ainda estamos no período de estiagem, que representa que estamos em alerta e executando todos os trabalhos para garantir o abastecimento”, observa o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Paralelamente, o governo realiza a campanha “Nós Contra o Desperdício”. Nesta semana, equipes do Depasa realizam blitz de fiscalização e conscientização no bairro São Francisco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter