Esportistas de Rio Branco participaram na manhã desta quinta-feira, 11, do Campeonato Paralímpico, que foi realizado nas dependências do Ginásio do Sesi. A primeira modalidade do evento foi de atletismo, da qual jovens a partir de 12 anos participaram.
O evento terá continuidade no sábado, 13, com atividades de bocha e natação. A competição faz parte da seleção de atletas das três categorias que representarão o Acre nas Paralímpiadas Escolares, entre os dias 21 e 26 de novembro, em São Paulo.
Há seis anos, a atleta Gigliane Paiva compete na corrida de 100, 200 e 400 metros. A jovem, de 15 anos, representou o Acre em eventos nacionais em Brasília, Minas Gerais e Natal (RN), e já trouxe medalha para o estado em uma das ocasiões.
“Venci na competição nacional, em Natal, o que me garantiu permanecer recebendo incentivo do Bolsa Atleta. Meu sonho é, no futuro, representar o Brasil nas Paralímpiadas mundiais, e ter um evento assim, que apoia a prática do esporte, só fortalece nossa vontade de alcançar esse objetivo”, diz.
A secretária de Estado de Esporte, Shirley Santos, destaca que esse é um novo formato de evento paralímpico, que não restringe faixa etária: “Qualquer pessoa que faça parte do sistema público de ensino pode participar. Para essa atividade, capacitamos os profissionais de educação física que trabalham diretamente com o esporte do Acre desde janeiro, e agora todos estão aptos a auxiliar os atletas”.
Neste ano, além do Campeonato Paralímpico, será realizado o Festival Olímpico. Na oportunidade, será promovida a fase regional e, em seguida, a geral, envolvendo todos os municípios acreanos.