Defesas agropecuárias do Acre e do Amazonas assinam termo de cooperação

IMG-20160715-WA0016
Representantes do Idaf do Acre foram recebidos por diretores e técnicos das instituições ligadas à produção rural no Amazonas (Foto: Cedida)

O diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Ronaldo Queiróz, ao lado do gerente de Defesa Animal, José Barbosa, retornou no último sábado, 16, de Manaus, capital do Amazonas, onde, durante dois dias, cumpriu agenda de trabalho na Agência de Defesa Agropecuária do estado vizinho (Adaf).

O objetivo da visita foi discutir um termo de cooperação entre as duas entidades, visando o fortalecimento da política de defesa animal e vegetal no Acre e no Amazonas.

A parceria vai garantir o fortalecimento da fiscalização na área de fronteira entre os dois estados.

O Amazonas pleiteia o reconhecimento como área livre de aftosa pela Organização Mundial de Saúde. Status que o Acre já possui desde o ano de 2005. Os únicos municípios do estado vizinho que possuem o reconhecimento são Boca do Acre e Guajará, por estarem na faixa de divisa com o Acre.

“Para nós do Amazonas o serviço de defesa animal e vegetal só tem a ganhar com essa cooperação. São novas expectativas. Como fazemos parte da mesma região, precisamos nos unir. Espero que em 2017 possamos também conseguir esse reconhecimento”, explica Hamilton Casara, presidente da Adaf/AM.

Ronaldo Queiróz, Idaf, assina termo de cooperação técnica com agência de defesa agropecuária do Amazonas (foto cedida)
Ronaldo Queiróz, do Idaf, assina termo de cooperação técnica com agência de defesa agropecuária do Amazonas (Foto: Cedida)

Durante o ato de assinatura do termo de cooperação técnica estiveram presentes representantes de diversas instituições ligadas à produção rural no Amazonas. O presidente da Federação da Agricultura, Muni Lourenço, agradeceu a visita e a parceria. “Esse tipo de encontro só fortalece o trabalho que deve ser feito para garantir a defesa animal e vegetal.”

Novo escritório para atender produtores

Como resultado imediato do termo de compromisso, a Adaf/AM definiu que em um prazo de 60 dias, irá montar um escritório na localidade chamada de Boca do Caeté, no município amazonense de Boca do Acre. Esses produtores, na maioria das vezes, precisavam se deslocar até Sena Madureira em busca de atendimento.

Outra iniciativa é uma maior atenção ao posto de fiscalização que fica localizado na BR-317, na divisa entre os dois estados, e uma ação mais intensa na fronteira de Cruzeiro do Sul com Guajará-AM.

“Estamos muito felizes com esse convite que demonstra que o Idaf do Acre pode contribuir com a política de defesa animal e vegetal dos nossos vizinhos. Celebramos essa parceria com a certeza de que juntos os estados da Região Norte podem, juntos, fortalecer ainda mais a produção agropecuária”, afirma Ronaldo Queiróz, diretor-presidente do Idaf.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter