Qualificações e valorização do esporte. É com essa ideia que o governo do Estado, por meio da Secretaria Adjunta de Esporte (SEE), promove em dez municípios de Rio Branco cursos em cinco modalidades para técnicos e árbitros – handebol, vôlei, futsal, basquete e atletismo –, além de gestão esportiva.
As cidades contempladas são Brasileia, Epitaciolândia, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Xapuri e Assis Brasil.
Os cursos contam com parceria das federações esportivas e prefeituras de cada cidade e têm duração de 20 horas cada.
De acordo com a secretária de Estado de Esporte, Shirley Santos, a proposta é de que se leve qualidade técnica aos municípios do Acre. “Em 2012 tivemos uma experiência semelhante, e foi um ano que trouxemos melhores resultados nos Jogos Escolares. Nossa intenção é de que os profissionais se sintam qualificados e façam um bom trabalho aos estudantes da rede pública nos próximos anos”, diz.
Outra proposta é que se faça uma espécie de festival esportivo das cinco modalidades, nas quais as cidades se unirão em regionais para competir entre si. “Ao todo, serão seis festivais, um dos quais voltado aos atletas paralímpicos”, destaca Shirley.