O projeto Diálogos, promovido pela Assessoria Especial da Juventude (Assejuv), realizou nesta semana debates sobre Protagonismo Juvenil nas escolas estaduais Henrique Lima e Heloísa Mourão Marques.
A proposta, que conta com o apoio do gabinete do deputado Leo de Brito e a parceria da Secretaria Adjunta de Estado de Humanização, visa democratizar o acesso à informação e a participação cidadã dos jovens por meio de conversas com temáticas transversais, envolvendo a comunidade escolar.
A ideia é de que o Diálogos passe por todos os 22 municípios do Acre. O projeto prevê ainda debates sobre respeito à diversidade e a igualdade de direitos e de oportunidade, independentemente de etnia, raça, cultura, idade, sexo, orientação sexual, idioma, religião, deficiência e condição social ou econômica.
O estudante do 3o ano do ensino médio Ovídeo Thyago Soares destaca a importância da troca de conhecimentos que a oportunidade promove. “É muito legal, pois é um debate que vai além do que já estamos acostumados a acompanhar apenas pelas redes sociais. Assim, nosso senso crítico e de percepção do mundo se tornam mais aprofundados e completos”, diz.
A representante da Assejuv, Thayla Fernanda Souza, explica que a iniciativa é uma forma de instigar debates voltados aos movimentos sociais. “Além de ter essa conversa e explicar o direito da juventude, ainda queremos ouvir seus anseios e saber qual o ponto de vista dela diante da sociedade atual”, ressalta.