Entidades ambientais se reúnem para avaliar resultado de trabalho conjunto

Encontro permitiu desenhar perspectivas para os trabalhos da WWF/Brasil no Acre (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Encontro permitiu desenhar perspectivas para os trabalhos da WWF/Brasil no Acre (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Representantes do governo do Estado e WWF-Brasil se reuniram na tarde desta terça-feira, 14, num seminário para avaliar os resultados da iniciativa Protegendo Florestas/Sky RainForest Rescue  – projeto que reúne todas as atividades de conservação da natureza que o WWF-Brasil executa desde 2009 em território acreano.

Além da avaliação das ações, o encontro irá desenhar perspectivas para os futuros trabalhos do WWF-Brasil no Acre. O seminário, que acontece no AFA Jardins, contou com a presença de técnicos, gestores, extrativistas e servidores públicos que participaram das ações realizadas ao longo dos últimos seis anos.

O evento se dividiu em discussões técnicas e debates, que tiveram o objetivo de desenhar a nova fase da parceria entre as duas instituições e dar subsídios para novas ações que busquem a conservação das florestas acreanas.

Desenvolvimento sustentável

Para o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Edegard de Deus, a parceria Acre-WWF é importante porque possibilita a realização de um trabalho integrado. “Com isso, otimizamos tempo e esforço para atingir um objetivo comum, que é o desenvolvimento sustentável na floresta. Além disso, a parceria nos traz uma grande expertise e nos dá muito potencial de articulação e mobilização junto à sociedade”, contou o secretário.

Para a gestora de programas do WWF/Inglaterra Sarah Hutchison, a parceria entre WWF-Acre permitiu o surgimento de uma série de iniciativas inéditas e pioneiras.

WWF se compromete continuar com parceria e melhorar o que já foi implantado (Foto: Diego Gurgel/Secom)
WWF se compromete continuar com parceria e melhorar o que já foi implantado (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“A maneira com que o governo do Acre trabalhou os serviços ecossistêmicos, concedendo benefícios financeiros para os produtores que manejassem suas fazendas de modo sustentável, é exemplar. Este alinhamento, do mundo das finanças com o mundo da natureza, pode transformar o modo como pensamos o desenvolvimento na Amazônia hoje e nos deixar mais próximos de uma economia de baixo carbono”, afirmou a gestora.

O WWF/Inglaterra foi um dos apoiadores do Protegendo Florestas/Sky RainForest Rescue.

Para o coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil, Ricardo Mello, esse evento é importante por marcar um novo ciclo de trabalho entre o WWF e o governo do Estado. “Estamos renovando nossa parceria, mostrando ao Acre nosso comprometimento e dizendo que queremos melhorar tudo aquilo que já foi feito”, declarou.

Resultados

Entre os diversos resultados obtidos pelo projeto, alguns dos mais importantes são: o aumento de 240% da renda média bruta dos seringueiros envolvidos no projeto; a manutenção dos estoques de pirarucu em Feijó – produção também sustentável, garantindo a conservação da espécie e a geração de renda para grupos de pescadores; e a realização de processos de Educação Ambiental, que envolveram 170 professores e beneficiaram 2.500 alunos.

Outro grande resultado do Protegendo Florestas/ Sky RainForest Rescue foi o seu programa de certificação, que concedeu benefícios financeiros para os produtores rurais que reduzissem o uso de fogo em suas propriedades.

Mais de 2,3 mil famílias foram certificadas em Feijó, Tarauacá e Manoel Urbano. Por conta desta ação, na área do projeto ocorreu o aumento de 17% das áreas de agrofloresta – o que significa que ali passou a ser praticada uma agricultura mais harmônica com a biodiversidade amazônica e menos danosa ao Meio Ambiente.

A parceria WWF, Sky e governo do Acre também permitiu a criação do Sistema de Serviços Ambientais do Acre (Sisa) e do Plano Estadual de Recursos Hídricos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter