O mês de maio foi marcado pelas ações de combate aos acidentes de trânsito por meio do movimento Maio Amarelo, que tem o objetivo de chamar atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) coordenou as ações em todo o estado.
Durante a campanha, foram realizadas apresentações de peças de teatro em escolas, abordagens em bares e restaurantes, além de blitzes educativas com condutores, passageiros e pedestres. Os servidores do órgão participaram ativamente das ações em Rio Branco e nos municípios de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Senador Guimard e Tarauacá.
“As ações do Maio Amarelo alcançaram mais de 36 mil pessoas só em Rio Branco, o dobro se comparado a 2015. O mês de maio é apenas para chamar a atenção, mas as atividades de educação serão permanentes”, afirma a coordenadora de Educação de Trânsito do órgão, Geny Polanco.
Com slogan “Não Tire a Faixa da Cabeça”, o Movimento Maio Amarelo, este ano, foi marcado pelo lançamento do Projeto em Respeito às Faixas de Pedestres no Acre. A iniciativa pretende difundir o respeito às regras de trânsito e promover a mudança de comportamento da população no respeito às faixas.
“Estamos satisfeitos pela repercussão de todas as atividades desenvolvidas e queremos agradecer a toda a equipe do Detran e aos parceiros que se empenharam na execução das ações. Ressaltamos também a receptividade da população que aderiu à campanha por um trânsito mais seguro”, ressalta o diretor geral do Detran, Pedro Longo.