Servidores da Saúde do Juruá fazem curso de automassagem

Curso teve 32 profissionais participando (Foto: Orlando Brito)
Curso teve 32 profissionais participando (Foto: Onofre Brito)

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Terapias Integradas e Auxiliares encerrou hoje o curso Automassagem e Vida Saudável, destinado a profissionais da área nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. O curso durou três dias, com carga horária de oito horas e foi frequentado por 32 servidores públicos.

O massoterapeuta Bento Marques, ligado ao gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, ministrou o curso. Marques executa, desde 2013, o projeto de automassagem e shantala no estado, já tendo atuado em vários municípios. “A medicina oriental – explica – ajuda as pessoas a manterem a saúde na vida pessoal, na vida familiar, na vida social e no trabalho”.

Ele começou a prática em 1989 e conta que esse sistema de saúde complementar ajuda as pessoas a cuidarem de si no dia a dia com práticas preventivas, evitando o uso indevido de remédios sem a prescrição médica.

A secretária adjunta de Atenção à Saúde da Sesacre, Marize de Lucena, esclareceu que a utilização de práticas alternativas demonstra a preocupação do governo com os servidores. Segundo explanou, no caso dos servidores da Saúde, são indivíduos que lidam com o sofrimento, já que as pessoas que procuram as unidades de saúde são aquelas que estão debilitadas.     

“Lidar com sofrimento causa problemas também para o servidor. Por isso, o governo vem buscando uma capacitação para que eles aprendam a se cuidar. É o cuidado com o cuidador para que, depois, inclusive, possam cuidar melhor dos outros que estão doentes. O que temos de mais importante dentro da Secretaria de Saúde é o ser humano”, disse.

A diretora do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, Rosa Maria Lima, destacou o fato de que os que fizeram o curso se tornarão multiplicadores e que a massagem é de grande valor para os que trabalham com o parto natural.

A farmacêutica Sônia Aparecida de Souza, que trabalha no Hospital do Juruá, considera que a automassagem vai ajudar muito: “É uma técnica para acalmar nos pontos, desintoxicar e podemos passar isso para outras pessoas. A gente tem agora um período de 21 dias para poder praticar em nós mesmos e depois praticar nas outras pessoas do trabalho para acalmar, tirar o estresse”.

A delegada Carla Ívane de Brito achou a iniciativa louvável e elogiou o desprendimento da Sesacre, por ter estendido o convite a profissionais municipais e, inclusive, para órgãos não diretamente ligados à saúde. “O servidor é um dos pilares no serviço público e o investimento nele auxilia em muito a melhora no atendimento”, avaliou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest