Olimpíada de Matemática se inicia em todo o país

obmepEstá sendo iniciada em todo o país nesta terça-feira, 7, a primeira fase da  12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2016). A etapa consiste em uma prova objetiva, com 20 questões de múltipla escolha, para turmas do 6º ano ao 9º ano e do ensino médio.

Segundo o coordenador regional da olimpíada no Acre, Josean Silva, a primeira eliminatória é para que as escolas selecionem os alunos com melhores pontuações para a segunda fase. “Essa seleção é fundamental para classificar os que vão à fase nacional, a ser realizada no dia 10 de setembro”, explicou.

De acordo com Alessandro Nasserala, coordenador do Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia (IMCF), um parceiro do programa, dependendo do número de inscritos em cada instituição, poderá ser selecionado até 5% do total dos participantes para a última etapa.

“A composição da nota para a aprovação não é a mesma entre as escolas, pois o julgamento das provas é realizado no próprio colégio em que o aluno estuda e, por isso, não há nota mínima padrão para aprovação”, salienta Nasserala.

Obmep

A  Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), pertencente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Este ano, 47.474 escolas de 5.544 cidades brasileiras se inscreveram. O número de estudantes chegou a 17.839.424. No Acre, 237 estabelecimentos de ensino estão participando, e 92.519 alunos concorrendo.

Preparação

Para ajudar esses alunos, a Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da coordenação regional da olimpíada, e o IMCF realizam, desde março, diversas ações nos municípios, com o objetivo de esclarecer a importância da prova e incentivar a participação.

Entre as iniciativas, destacam-se as palestras e os aulões, realizados em sete municípios acreanos e no IMCF de Rio Branco. “Oferecemos cerca de dez aulões com profissionais da área para preparar os alunos”, disse o coordenador do Instituto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter