Público prestigia a entrega de prêmios do 5º Salão Hélio Melo

Parabenizada pela diretora-presidente da FEM, a jornalista Nilda Dantas levou a menção honrosa pela fotografia "Destruição" (Foto: Val Fernandes)

Parabenizada pela diretora-presidente da FEM, a jornalista Nilda Dantas levou a menção honrosa pela fotografia “Destruição” (Foto: Val Fernandes)

A Associação dos Artistas Plásticos do Acre (Aapa) divulgou o resultado das 10 obras premiadas na abertura do 5º Salão Hélio Melo de Artes Visuais, na Galeria de Arte Juvenal Antunes, no último sábado, 12. O evento reuniu grande número de pessoas, além da diretora-presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Francis Mary, e representantes do Conselho Estadual de Cultura, o Concultura.

O evento reuniu grande número de pessoas (Foto: Val Fernandes)
O evento reuniu grande número de pessoas (Foto: Val Fernandes)

Evento reuniu grande número de pessoas (Foto: Val Fernandes)

Com a curadoria de Natalino Santos, Glicério Gomes e Jean Carlos, membros da comissão organizadora, a mostra coletiva permanecerá aberta até o dia 28 de fevereiro. A missão de selecionar os trabalhos que mais se destacaram ficou a cargo do corpo de jurados, integrado por Deise Melo, Herbert Levy e Laélia Rodrigues, que utilizou critérios para a avaliação, como a composição, estilo próprio, unidade e originalidade.

Como previa o edital, a exposição recebeu apenas obras inéditas, divididas nas categorias bidimensionais, como telas, desenhos, gravuras, impressões e painéis, e tridimensionais, no caso de esculturas, objetos e instalações. O 5º Salão Hélio Melo foi financiado com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Precult).

Classificação

Cada premiado recebeu o valor de R$ 3 mil. São eles: Alex Oliveira (Passa Tempo), Paulo Félix (A Caixa de Pandora), Marco Lenísio (The Memory Of Trees), Mardilson Torres (Mercado Úmido e Noturno), Matias Souza (Fim do Isolamento), Dair Seles (A Hora da Luz), Tiago Tosh (O Pajé da Ayahuasca e os Curumins Encantados) e Alexandre Anselmo (O Canto da Ema).

Os artistas Danilo de S’Acre e Clementino Almeida ganharam uma bolsa de estudos, no valor de 50% da mensalidade, para o curso de licenciatura em artes visuais, na Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao), por “Avatar” e “Mergulho no Rio Mágico”, respectivamente. O concorrente Isaías 6:2 ficou classificado na categoria Revelação, por seu trabalho “Alma”, e a jornalista Nilda Dantas levou a menção honrosa pela fotografia “Destruição”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter