O governador Tião Viana e o diretor do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Glenilson Figueiredo, vão entregar nesta semana ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) um pedido de regularização das terras do seringal.
Glenilson Figueiredo explica que, junto ao pedido o Iteracre, também entregará documentos com o cadastramento das 500 famílias que vivem na região e os estudos de georeferenciamento da área.
“Antes aquela região do seringal Miritizal fazia parte da zona rural, mas de uns anos para cá o local esta na área urbana. Como é uma área da competência do Incra, o governador vai fazer esse pedido de regularização das terras”, detalha Glenilson Figueiredo.
O diretor do Iteracre ressaltou que, com a regularização fundiária das terras, as famílias podem buscar contratações de crédito em bancos e fazer melhorias nos seus imóveis. A regularização de terras está entre os eixos de governo da gestão de Tião Viana, que desde que assumiu o mandato disse que essa era uma das prioridades de governo, tendo em vista que no Acre 70% das áreas do Estado ainda não estão regularizadas.
“A nossa meta é inverter esse dado até 2014, entregando sete mil títulos de propriedade. Isso é um desafio”, declarou o diretor do Iteracre.