Recentemente o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) entregou 10 ruas na Vila Alagoinhas e 12 na Vila Santa Luzia, totalizando 147 ruas prontas, das 165 que estavam no planejamento do governo em 2012 para Cruzeiro do Sul, pelo Programa Ruas do Povo. Segundo o diretor-presidente do Depasa, Gildo César Pinto, além das ruas que restaram da primeira programação, ainda há demanda para asfaltar mais 50 vias na cidade, as quais entram na programação para o período de 2013 e 2014.
Desde o início do ano até março, o Depasa estará encerrando a programação em mais oito cidades, ficando asfaltadas 100% das ruas em todos os municípios do Alto e Baixo Acre. Ainda restarão ruas em Cruzeiro do Sul e Rio Branco, que têm uma demanda superior a 50% de tudo que deve ser pavimentado no Estado.
Água
“Em Rio Branco, desde que o governador Tião Viana tomou a decisão de assumir todo o sistema de distribuição de água, nós já fizemos uma ampliação em abastecimento de água sem interrupção, 24 horas por dia, em 70% da cidade”, disse Gildo César. Ele conta que o benefício chegou a regiões significativas da cidade como o Segundo Distrito, a região do Calafate, Baixada da Sobral e à mais alta da cidade, nos bairros Montanhês, Jorge Lavocat, Alto Alegre e Tancredo Neves.
A pretensão, segundo o diretor, é levar água a todo o Estado. Xapuri, Assis Brasil, Feijó e Capixaba já estão com água sem interrupção, benefício que se pretende estender a todo o Alto Acre. Em Brasileia já está sendo feita a instalação da nova estação de tratamento de água (ETA), que vai garantir água 24 horas no município. O remanejamento da ETA de Brasileia para Epitaciolândia também garantirá fornecimento perene de água para o município. A nova ETA de Sena Madureira, que está em processo licitatório, também vai garantir água 24 horas no terceiro maior município do Estado.
Em Cruzeiro do Sul, segundo Gildo César, o Depasa já está perfurando o nono poço e instalando novos reservatórios. “Fizemos agora o remanejamento de um reservatório antigo que tinha capacidade de 800 mil litros de água no ‘Cruzeirão’. Instalamos dois grandes poços de 150 metros cada no bairro Miritizal, completos, inclusive com reservação”, detalhou.
O Depasa ainda está fazendo perfuração de poços em bairros importantes como da Várzea e Alumínio. Também foram instalados na cidade dois reservatórios grandes, o que vai permitir o fornecimento de água 24 horas em alguns locais de Cruzeiro do Sul. Gildo César comenta que o relevo da cidade, com várias colinas, poderá acarretar dificuldades no abastecimento por conta do bombeamento.