Detran inicia campanha educativa nas férias escolares

O Detran iniciou, em Cruzeiro do Sul, campanha de educação para o trânsito especialmente voltada para estudantes em período de férias. Com o nome “Interagindo nos Bairros” a iniciativa levará a diversas regiões da cidade atividades recreativas e educativas que durarão até o carnaval.

 

As crianças, como Tainá da Silva, recebem certificado de condução infantil (Foto: Onofre Brito)

Crianças como Tainá da Silva recebem certificado de condução infantil (Foto: Onofre Brito)

 

Na quinta-feira, a primeira ação ocorreu no bairro Santa Terezinha, reunindo quase uma centena de crianças na Praça da Juventude. Os pequenos puderam se divertir com diversas brincadeiras e, ao mesmo tempo, aprender um pouquinho mais de como se portar nas ruas da cidade. Cruzeiro do Sul vem se desenvolvendo rapidamente, especialmente depois da perenização do tráfego na BR-364, dando origem a um trânsito cada vez mais movimentado.

As crianças que participam das atividades da campanha recebem como incentivo um certificado de participação no curso de formação de condutores infantis da denominada “Autoescolinha Detran”. O presidente da associação de moradores do bairro, Antônio Pontes Braga, ajudou na mobilização para trazer os alunos à praça. Ele disse que estava satisfeito com a parceria na atividade do Detran. “O Detran está fazendo o que a gente precisava. É de pequeno que se forma um bom motorista. Hoje eles já estão aprendendo o que está certo ou errado”, disse.

Redução

Segundo Valdeci Dantas, gerente da Ciretran de Cruzeiro do Sul, as atividades educativas do órgão em 2012 reuniram 46 mil pessoas, incluindo, além dos estudantes, vários segmentos da população, como mototaxistas, entregadores de mercadorias, idosos e outros. O número de acidentes fatais em 2012 caiu 41% em relação a 2011. Foram oito mortes em 2012, computando-se o ocorrido na AC-205 – mesmo assim, um número inaceitável, segundo Dantas, e que precisa ser reduzido.

Dantas alertou também para o problema dos soltadores de pipas com cerol, o que vem sendo fiscalizado pelos agentes da Ciretran e pela Polícia Militar. Recentemente quase acontecia uma tragédia no acesso à ponte do Juruá, quando um motociclista teve o pescoço lesionado por uma linha revestida com o material cortante.

“No período de férias a gente tem que se preocupar com as crianças, porque elas têm a tendência normal de brincar nas vias, e, evidentemente, o risco é muito grande”, disse o gerente da Ciretran.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter