Anjos da guarda do trânsito incentivam o respeito às faixas de pedestres

O objetivo é conscientizar os cidadãos da importância do respeito ao pedestre – parte mais “frágil” do trânsito (Foto: Weslley Chrystian/ Detran)
Objetivo é conscientizar os cidadãos da importância do respeito ao pedestre, parte mais “frágil” do trânsito (Foto: Weslley Chrystian/ Detran)

A Coordenação de Educação do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC)  está atuando todos os dias, durante o mês de maio, com o trabalho de conscientização e educação no respeito às faixas de pedestre, em Rio Branco.

A iniciativa faz parte das programações do Movimento Maio Amarelo e do Programa de Proteção à Vida no Trânsito de Respeito às Faixas de Pedestre. A intenção é tornar permanentes as ações de educação em respeito às faixas em todo o estado.

Educadores de trânsito se caracterizam de “anjos da guarda do pedestre” (Foto: Weslley Chrystian/ Detran)
Educadores de trânsito se caracterizam de “anjos da guarda do pedestre” (Foto: Weslley Chrystian/ Detran)

Durante as atividades educativas nas faixas, os educadores de trânsito se caracterizam de “anjos da guarda do pedestre”, e de forma criativa realizam uma encenação que faz referencia à proteção ao atravessar na faixa. Além disso, os educadores abordam os cidadãos orientando sobre os cuidados e respeito no trânsito com a distribuição de adesivos da campanha.

“Nossa intenção é chamar a atenção da sociedade, por isso utilizamos os anjos da guarda. Precisamos criar uma cultura de paz no trânsito, segundo a qual o pedestre e o motorista utilizem a faixa corretamente”, afirma a coordenadora de educação de trânsito do Detran/AC, Geny Polanco.

Outra estratégia utilizada na campanha para incentivar o uso correto da faixa de pedestre é a personagem “Fafaixa”, animação divulgada na mídia com o slogan “Não Tire a Faixa da Cabeça”.

A personagem “Fafaixa” é divulgada na mídia com o slogan “Não tire a faixa da cabeça” (Foto: Weslley Chrystian/ Detran)
Personagem “Fafaixa” é divulgada na mídia com o slogan “Não Tire a Fixa da Cabeça” (Foto: Weslley Chrystian/ Detran)

Redução de acidentes

Segundo dados do setor de Estatística da Coordenação de Engenharia do Detran/AC, somente na capital existem mais de 460 faixas de pedestres para uma frota de 158 mil veículos.

Em 2015, foram registradas 13 mortes por atropelamento no estado.  Este ano, até o mês de abril, foram duas mortes, exceto os números registrados em rodovias federais.

“Queremos conscientizar os cidadãos sobre a importância do respeito ao pedestre, parte mais “frágil” do trânsito, a fim de reduzirmos os índices de mortes”, afirma o diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter