Mais de 1.600 metros já foram pavimentados na Marinho Monte

A próxima etapa é avançar na sinalização que deve iniciar na próxima semana, incluindo serviços de pinturas e outros (Foto: Gleilson Miranda)
Próxima etapa é avançar na sinalização, que deve se iniciar na próxima semana, incluindo serviços de pinturas e outros acabamentos (Foto: Gleilson Miranda)

Cada vez mais a população de Brasileia se aproxima da realização de um sonho: mais de 1,6 quilômetro já foi pavimentado ao longo da Avenida Manoel Marinho Monte, a principal da cidade. A informação é do supervisor de obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Thiago Caetano, nesta terça-feira, 17.

O compromisso que fizemos inicialmente com a população, o governo do Estado e o S.O.S. Marinho Monte – movimento de comerciantes locais – foi de que iríamos lançar uma nova base em solo brita com extensão de sete metros, e sobre essa base faríamos a pavimentação asfáltica, o que foi concluído nesta segunda-feira [16]”, conta o supervisor.

Caetano destaca, ainda, que, desde a Avenida Rui Lino até a rotatória que dá acesso ao percurso para Assis Brasil, foi feita uma nova base, mais resistente, bem como a pavimentação asfáltica. A próxima etapa é avançar na sinalização, que deve se iniciar na próxima semana, incluindo serviços de pinturas e outros.

“Vamos avançar, ainda, na instalação de lombadas e meio-fio, com calçamento, sarjetas e drenagem. Uma nova licitação para os serviços de drenagem e o restante da duplicação devem ser feitos, para que todos os serviços estejam concluídos até o fim deste verão”, explico.

O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Cristovam Moura, falou sobre as obras complementares e a atuação contínua do governo junto ao Dnit.

“O Dnit está avançando no processo de contratação dos outros pontos da rodovia que estão se encaixando no projeto. Em alguns ela tem um eixo de 14 metros e em outros, de 12 metros, para que seja pavimentada em sua totalidade. Além disso, existem obras complementares e serviços de drenagem que serão muito importantes para o período invernoso”, comentou o gestor.

Obras de pavimentação e esforços do governo

Na semana passada, o governador esteve pessoalmente no município para acompanhar o início das obras de pavimentação. Num diálogo com a população e os comerciantes que lideram o movimento S.O.S. Marinho Monte, Tião Viana falou do compromisso do governo com Brasileia para assegurar a recuperação da avenida principal. Em sua última agenda em Brasília, junto ao Ministério dos Transportes, Tião Viana conseguiu assegurar R$ 7 milhões destinados à conclusão das obras.

Entenda o caso

Em fevereiro deste ano, o grupo S.O.S. Marinho Monte realizou um grande apelo ao governador para que o Estado interviesse na recuperação da avenida. Com o pedido prontamente atendido, ficou decidido que o Dnit e o governo do Acre realizariam a obra.

Desde então, foi realizado o serviço de nivelamento para amenizar o grande desgaste da via, além dos estudos de topografia, engenharia e um inventário dos serviços feitos anteriormente pela prefeitura. O Deracre realizará ainda as calçadas, quando a pavimentação estiver concluída.

Devido aos obstáculos constantemente impostos pela prefeitura de Brasileia, os empresários buscaram reforço para garantir que a obra avance e cumpra seu objetivo único: beneficiar o município e a população. No começo de março, o governador Tião Viana havia recebido a visita do prefeito Everaldo Gomes, que buscou um acordo preliminar pela recuperação da avenida.

Fora decidido que governo e Dnit recuperariam a Marinho Monte, enquanto Tião Viana auxiliaria o prefeito a recuperar os valores das emendas parlamentares que ele houvera alocado com esse fim junto ao Tesouro Nacional, para poder aplicar os recursos em benefício de Brasileia em outros projetos. Ainda assim, o acordo não foi honrado pela prefeitura, que não procurou mais o governo.

Sendo a principal avenida da cidade, a Marinho Monte é uma parte da BR-317 dentro do município, além de corredor para a cidade de Assis Brasil e o Peru, reunindo os principais comerciantes locais.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest