Na terça-feira, 26, agentes que atuam no Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, apreenderam dois celulares estilo smartphones, carregadores e chips que estavam no interior de um televisor. O material foi apreendido durante inspeção de rotina com o equipamento de raios X.
Segundo a direção da unidade, familiares de um reeducando tentaram burlar a fiscalização inserindo esses produtos, que foram detectados no aparelho. Os agentes penitenciários fazem inspeções em todos os produtos que entram no presídio.
“Além dos raios X, as inspeções de rotina são realizadas com scanners, que emitem ondas de radiofrequência e permitem uma revista minuciosa em bolsas e aparelhos eletrônicos, entre outros utensílios que entram no presídio”, explicou o diretor do FOC, Rames Mesquita.
Ele diz ainda que os apetrechos foram entregues ao Núcleo de Apoio à Família (NAF), setor do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) responsável por atender as famílias dos reeducandos. “A partir de agora, será aberta uma sindicância para chegarmos aos autores”, opinou o diretor.