Peem Poronga certifica 808 alunos em Rio Branco

Peem Poronga tem o objetivo de diminuir os altos índices de defasagem idade-série no Estado (Foto: Mardilson Gomes/Assessoria SEE)

Peem Poronga tem o objetivo de diminuir os altos índices de defasagem idade-série no Estado (Foto: Mardilson Gomes/Assessoria SEE)

Depois de trinta anos sem estudar para garantir o sustento da família, formou-se na noite desta quarta-feira (31), através do Programa Especial de Ensino Médio (Peem Poronga), com alegria estampada no rosto, José Cidenir Bezerra, 55 anos. Para alunos como ele, a formatura no ensino médio representa o fim de uma etapa, mas também o surgimento de novas possibilidades e desafios.

O Peem Poronga, criado em 2005, é uma realização da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, adotado como política pública de ensino pelo governo do Acre com o objetivo de diminuir os altos índices de defasagem idade-série no Estado.

Atualmente, o projeto está presente em 17 dos 22 municípios do Estado: Brasileia, Bujari, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá, Vila Campinas, Xapuri, Assis Brasil, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre e Rodrigues Alves.

No Acre, 9.552 alunos e mais de 500 professores se formaram no Peem Poronga (Foto: Mardilson Gomes/Assessoria SEE)

No Acre, 9.552 alunos e mais de 500 professores se formaram no Peem Poronga (Foto: Mardilson Gomes/Assessoria SEE)

Na capital, 10 instituições atuam como agentes do programa, sendo elas o Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), Escola Clícia Gadelha, Escola Glória Perez, Escola Henrique Lima, Instituto de Educação Lourenço Filho, Escola João Batista Aguiar, Escola José Ribamar Batista, Escola Jovem Boa União, Escola Lourival Pinho e Escola Leôncio de Carvalho.

Até o momento, no Acre, 9.552 alunos e mais de 500 professores se formaram no Peem Poronga. De 2002 até hoje, 30.861 alunos receberam seus certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio e 1.500 professores foram formados pela metodologia do Telecurso®.

Neste mês de novembro, mais 559 alunos de Epitaciolândia, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul estarão concluindo seus estudos através do Programa.

Para o secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, o Peem se apresenta como uma alternativa para os alunos que por motivos pessoais abandonaram seus estudos em alguma época de sua vida. “Todos os 808 alunos que estão concluindo o ensino médio hoje são protagonistas de sua própria história. Muitos já tinham a educação como página virada em suas vidas, mas acreditaram em seu potencial e hoje se apresentam, mesmo com as dificuldades, como grandes vencedores”, declarou Zen.

“Todos os 808 alunos que estão concluindo o Ensino Médio hoje são protagonistas de sua própria história. Muitos já tinham a educação como página virada em suas vidas, mas acreditaram em seu potencial e hoje se apresentam, mesmo com as dificuldades, como grandes vencedores” declarou Zen (Foto: Mardilson Gomes/Assessoria SEE)

“Todos os 808 alunos que estão concluindo o ensino médio hoje são protagonistas de sua própria história. Muitos já tinham a educação como página virada em suas vidas, mas acreditaram em seu potencial e hoje se apresentam, mesmo com as dificuldades, como grandes vencedores”, declarou Zen (Foto: Mardilson Gomes/Assessoria SEE)

As atividades do Peem no Acre contribuíram para a democratização do conhecimento. A distorção idade-série na rede estadual de ensino caiu de 54,12%, em 2002, para atuais 30% no nível fundamental.

A adoção do programa possibilitou ainda um aumento do número de alunos que concluem os estudos, redução da idade com que os estudantes terminam o ensino fundamental e crescimento da demanda por mais vagas no ensino médio, além da correção do fluxo escolar.

Trabalhando desde cedo, Virgílio Viana das Neves Filho, 60, ressaltou, com o certificado em mãos, que o retorno aos estudos foi incentivado pela família. “Mesmo tendo enfrentado dificuldades, preconceitos e o cansaço da idade, estava em sala de aula todos os dias. Ao final, me tornei exemplo e incentivo para os jovens da turma”, relatou o formando.

O Telecurso®

O Telecurso® é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Fundação Roberto Marinho. O programa utiliza uma metodologia de ensino apropriada à aceleração escolar e reconhecida pelo MEC. Com aulas presenciais, o Telecurso® utiliza um material de apoio elaborado especialmente para o programa, por alguns dos mais experientes educadores, mestres e doutores das principais universidades brasileiras.

O programa tem sido utilizado para enfrentar os problemas mais frequentes no sistema educacional brasileiro, tais como defasagem idade-série, formação de professores, alternativa de oferta de ensino regular para alunos dispersos em áreas rurais e complementação curricular. Hoje o programa é adotado nos Estados do Acre, Amazonas, Minas Gerais  (na rede municipal de ensino), Pernambuco e Rio de Janeiro (nas redes municipal e estadual de ensino). O índice de aprovação do Telecurso®, que chega a mais de 90%, é um dos principais motivos que levam governos estaduais a adotar o programa como política pública de ensino.

Como indicador de sua importância para a educação no país, o Telecurso® foi escolhido, em 2001, como currículo de referência nacional para a avaliação de jovens e adultos por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

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