Jovens futebolistas cruzeirenses participarão da ‘peneira’ do Santos F.C.

Valdir Mendes (E) conta que a Escolinha surgiu em 1999, em função do Projeto Esporte Comunitário, do Governo do Estado (Foto: Onofre Brito)

Valdir Mendes (E) conta que a Escolinha surgiu em 1999, em função do Projeto Esporte Comunitário, do governo do Estado (Foto: Onofre Brito)

Ser um “menino da Vila” é o sonho de muitos jovens futebolistas por todo o Brasil. O mesmo ocorre em Cruzeiro do Sul – jogadores jovens da cidade estão se mobilizando para participar da “peneira” do Santos, clube que tem uma história de sucesso na revelação de craques.

De 19 a 21 deste mês, com realização da Escolinha Meninos da Vila, de Rio Branco, vai acontecer uma avaliação de atletas de todo o Estado, na capital, no Estádio Florestão, e o avaliador é ninguém menos do que Betinho, que tem em seu currículo a revelação de Neymar e Robinho.

Em Cruzeiro do Sul, a organização da caravana e responsável pela inscrição de atletas está a cargo do dirigente da Escolinha Gol de Placa, Valdir Mendes, instituição que já  trabalha há 13 anos na cidade. Ele conta que a inscrição para a “peneira” vai até o dia 4 próximo e custa R$ 50, o que dá direito ao atleta de receber uma camiseta do Projeto Nasce um Peixe. O atleta a ser avaliado deverá levar chuteiras e calção. Os atletas acreanos aprovados passarão por nova avaliação em Santos e, se aprovados, novamente passam a receber uma bolsa e fazer parte dos quadros do clube. Só poderão participar da avaliação atletas compreendidos na faixa etária de 8 a 18 anos.

O atleta Jonathan Gomes frequenta a Escolinha Gol de Placa há muitos anos e hoje é também monitor dos mais jovens. Ele vai participar da “peneira” e tem esperança de se dar bem. Mesmo que nada consiga, ele avalia que sua participação em uma escolinha foi importante em sua vida e na de seus colegas. Ele aponta as amizades que surgem no convívio quase diário com os colegas atletas e a formação da personalidade como mais importantes até do que a competição em si por uma vaga em clubes.

Lei de Incentivo

Valdir Mendes conta que a Escolinha surgiu em 1999, em função do Projeto Esporte Comunitário, do Governo do Estado. A escolinha acabou se firmando e se fortaleceu ainda mais a partir de 2008 quando submeteu projeto à Lei de Incentivo do Governo do Estado e foi aprovado. Desde então, os projetos da Gol de Placa sempre foram aprovados e a escola pode se manter firme. “Sem o apoio do Governo do Estado com a Lei de Incentivo, teria sido muito difícil a Escolinha sobreviver”, comenta Mendes.

O dirigente tem a expectativa de levar pelo menos 50 cruzeirenses para a peneira. Ele conta que teve a informação de que já há cerca de 500 inscritos de todo o Estado. As inscrições em Cruzeiro do Sul vão até 4 de novembro. Os interessados podem ligar para Valdir Mendes (9965-5794) ou então procurá-lo até sábado, 3, na parte da manhã no campo de futebol da casa do Irlândio Cordeiro, situada à Avenida 25 de Agosto.

Em Rio Branco, pode-se obter mais informações pelos telefones 9934-4828 e 3229-1467.  

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter