Plácido de Castro sedia cursos técnicos do IDM

Nesta terça, 30, o Instituto Dom Moacyr (IDM) iniciou, em Plácido de Castro, os cursos técnicos em Agropecuária, Comércio e Saúde Bucal. Os cursos são viabilizados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

 

No Centro de Educação Profissional João de Deus estão sendo realizadas as aulas dos cursos técnicos do IDM em Plácido de Castro (Foto: Assessoria IDM)

No Centro de Educação Profissional João de Deus estão sendo realizadas as aulas dos cursos técnicos do IDM em Plácido de Castro (Foto: Assessoria IDM)

A aula inaugural foi realizada no Centro de Educação Profissional João de Deus, do IDM, e contou com a presença do secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen, do diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, e da secretária de Educação de Plácido de Castro, Regiane Ribeiro.

“Todo o investimento que o Estado está fazendo para melhorar a qualidade de vida das pessoas não adianta se não tivermos estudantes motivados. Devemos sempre correr atrás de nossos sonhos. Esse pode ser um começo para muitos, além de gerar mão-de-obra qualificada para a cidade”, afirmou o secretário Daniel Zen.

“Os cursos profissionalizantes são muito importantes, pois seu fator de formação não se limita a quem realiza o curso, mas atinge a sociedade por inteiro, gerando uma cadeia de acontecimentos que vai beneficiando todos, inclusive gerações futuras”, disse Marco Brandão.

Regiane Ribeiro afirmou que em uma cidade pequena, como Plácido de Castro, há falta de mão-de-obra qualificada. “E cursos como esses são oportunidades únicas. O IDM desenvolve um trabalho muito importante aqui no município há muito tempo, e agora, com os cursos do Pronatec, está ficando ainda melhor”, ressaltou.

“Poder ter uma profissão sempre foi um sonho que tive: ser independente. E agora, se Deus quiser, vou me formar e ter minha renda. Estou muito empolgada para começar e dar o melhor de mim”, contou a educanda do curso de Comércio, Aline Souza.

O Pronatec foi instituído pelo governo federal em 2011 e tem como finalidade ampliar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica em todo o território nacional por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. O programa visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos de Formação Inicial e Continuada (cursos de qualificação profissional de curta duração). O IDM irá ofertar mais de sete mil vagas em Educação Profissional, por meio do Pronatec, até o fim deste ano, sendo que muitos dos cursos já foram iniciados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter